PECUÁRIA
Pecuária leiteira será tema de encontro em Toledo
#souagro | Os custos da produção de leite têm aumentado e os preços dos derivados lácteos tiveram aumentos consecutivos por conta da inflação. O valor de referência – usado como parâmetro na negociação entre produtores e indústrias de leite – fechou abril em R$ 2,2159, o que representa alta de 6,26% em relação ao mês anterior. A projeção para maio, no entanto, é de que o índice oscile 0,63%, com o valor de referência chegando a R$ 2,2273.
Com isso, a Associação dos Produtores de Leite de Toledo E Região (APROLTOL) realizará uma reunião para discutir sobre a pecuária leiteira no estado. O presidente da entidade, Saul Jorge Zeuckner, exprime as preocupações em relação a classe de trabalhadores da produção de leite. Ele diz que o encontro estará aberto para todas as associações da área leiteira do Paraná.
- Sorvete de peixe: Professora que inventou o alimento para filha conquista prêmio nacional
- Quitanda Rural: Um sonho que se tornou realidade
“Nós estamos passando por uma dificuldade muito grande. Entendemos que a união de todos os produtores de leite, através de todas as associações do estado é a única saída para a solução dos problemas”, convida.
Um dos assuntos é a legislação que trata da obrigatoriedade da empresa de beneficiamento e comércio de laticínios informar ao produtor de leite o preço pago pelo litro do produto até o dia 25 do mês anterior à entrega. O presidente da Aproltol defende a necessidade do debate para que os pecuaristas tenham previsibilidade quanto ao valor do produto e rentabilidade, uma vez que os custos voltam a pressionar a atividade. A entidade busca fortalecer o diálogo entre os produtores, visando colher opiniões e sugestões, mas também com a indústria para que a produção de leite tenha sustentabilidade econômica.
A reunião será de forma híbrida no dia 3 de junho às 14h no Sindicato Rural de Toledo. De acordo com o presidente, será disponibilizado um link para participar de forma remota do encontro. Ele ressalta também a importância de quem puder participara presencialmente.
“É muito importante que os produtores de leite de todo o estado participe, para que juntos possamos estabelecer uma pauta de reivindicações. Assim, conseguiremos resolver o nosso problema da produção de leite, que é muito grande.
Para saber mais informações e para se inscrever à reunião é só ligar para o número (45) 99107-8333 ou direto no Sindicato Rural de Toledo, que fica na rua Sete de Setembro, número 1101. O telefone do sindicato para contato é (45) 3055-2510.
Assista ao vídeo:
(Ageiél Machado/Sou Agro com assessoria)
(Foto: pixabay)