Geada em Castro - Foto: Valeria kremer garcia
Boletim Climático

Geada continua dando as caras em várias regiões

Geada em Castro - Foto: Valeria kremer garcia
Débora Damasceno
Débora Damasceno
#souagro| Com a queda de temperaturas, quem também dá as caras é a geada. No Paraná, onde nesta quinta-feira (19), o frio havia diminuído, hoje, sexta-feira (20), o amanhecer foi bem gelado em várias regiões do estado. No Oeste paranaense, os produtores ficaram apreensivos por conta das lavouras. Muitos fizeram os registros que a geada realmente chegou, mas também comemoraram que o fenômeno não foi tão intenso e não afetou as lavouras. Em Palotina por exemplo, segundo o Simepar, a temperatura mínima foi de 1.3°C. Na cidade teve geada, mas nada que tenha afetado as plantações. [caption id="attachment_24247" align="aligncenter" width="800"]geada Reserva Biológica São Camilo - Palotina. Foto: Reprodução internet[/caption] [caption id="attachment_24250" align="aligncenter" width="768"]geada Palotina/PR - milho não foi afetado pelas geadas.[/caption]   Em Cascavel e Mamborê também geou nesta sexta-feira (20). [caption id="attachment_24257" align="aligncenter" width="472"] Geou em Mamborê. Foto: reprodução internet[/caption] Na linha Piratininga em Maripá, os produtores também registraram a geada no amanhecer desta sexta-feira, mas segundo eles, o fenômeno foi apenas superficial e não prejudicou as lavouras. [caption id="attachment_24248" align="aligncenter" width="768"] Geou na linha Piratininga em Maripá - Foto: reprodução internet[/caption] [caption id="attachment_24246" align="aligncenter" width="576"] Geou na linha Piratininga em Maripá -Foto: reprodução internet[/caption] [caption id="attachment_24249" align="aligncenter" width="768"] Geou na linha Piratininga em Maripá - Foto: reprodução internet[/caption] Em Francisco Beltrão, também houve registro de geada nesta manhã. A mínima por lá, foi de 1.1°C segundo o Simepar,. [caption id="attachment_24259" align="aligncenter" width="800"] Geou em Francisco Beltrão. Foto: Gil veigas/RBJ[/caption]   No interior de Braganey, os produtores também relataram ocorrência de geada durante a manhã.
[caption id="attachment_24264" align="aligncenter" width="768"] Geou em Braganey - Foto: reprodução internet[/caption] [caption id="attachment_24265" align="aligncenter" width="768"] Geou em Braganey - Foto: reprodução internet[/caption] O fenômeno também deu as caras em Piraí do Sul. Mas também com intensidade baixa. [caption id="attachment_24253" align="aligncenter" width="800"] Geou em Piraí do Sul - Foto: Programa Fatos em Destaque. Rádio Antena Sul Fm - Ponta Grossa.[/caption] Em Castro, os moradores também fizeram registros da geada. A produtora rural Valeria Kremer Garcia, compartilhou a foto feita em sua propriedade nesta manhã de sexta-feira. [caption id="attachment_24260" align="aligncenter" width="801"] Geada em Castro - Foto: Valeria Kremer Garcia[/caption]   [caption id="attachment_24252" align="aligncenter" width="800"] Geada em Castro - Foto: programa Fatos em Destaque. Rádio Antena Sul Fm. Ponta Grossa.[/caption] Mesmo com os vários relatos de geadas em cidades paranaenses, os produtores comemoram que o fenômeno veio menos intenso e não afetou as lavouras, principalmente as de milho, pois isso era o que mais preocupava. RIO GRANDE DO SUL No Rio Grande do Sul, São José dos Ausentes que fica na serra, amanheceu com geada nesta sexta-feira (20). A cidade teve temperatura de 1,3°C. SANTA CATARINA

Em Santa Catarina teve registro de temperaturas negativas. Urupema chegou a marca de -5,37°C, a menor temperatura do ano no estado, segundo dados da Epagri/Ciram. Com isso, a cidade também registrou geada. Além disso, outras 15 cidades também tiveram temperaturas negativas.

(Débora Damasceno/Sou Agro)

(Débora Damasceno/Sou Agro)