IMPRESSIONANTE: Granizo do tamanho de ovos de galinha
#souagro | A semana começou com granizo do tamanho de ovos de galinha registrado em São José dos Ausentes, no nordeste do Rio Grande do Sul. Em virtude dos danos causados pelas pedras de gela, a prefeitura decidiu cancelar o feriado farroupilha, celebrado nesta segunda-feira (20). De acordo com a Defesa Civil do município, 300 casas tiveram os telhados danificados.
Ao todo, foram distribuídos 4.800 metros quadrados de lonas para os moradores e 1.200 metros em Bom Jesus, na Serra Gaúcha. Há relatos de enormes prejuízos em plantações de hortifrutigranjeiros. Esse volume de chuva comprometeu a semeadura da safra 21/22 em área do Sul.
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro
Esse clima tem relação com a formação de um ciclone extratropical, responsável por uma frente avançando para a região Sudeste do Brasil a partir de terça-feira. Existe a possibilidade de mais granizo nas próximas horas no Rio Grande do Sul. Esse fenômeno se forma a partir de gostas de água da superfície terrestre e de rios que se elevam quando o ar está mais quente e se chocam umas com as outras, elevando o tamanho e formando as nuvens.
Ao chegar a cinco mil metros de altitude, por conta das temperaturas abaixo de zero, as gotas se transforam em gelo. Cumulonimbus são chamadas as nuvens que provocam a queda do granizo, a uma altura de 18 mil metros. O granizo só consegue cair se for realmente pesado, superando a corrente de ar quente responsável por manter o gelo dentro da nuvem.
(Vandré Dubiela/Sou Agro, com Agências)