Conforto e bem-estar dos animais são sinônimo de produtividade.

Bem-estar animal: certificação inédita a empresa cascavelense

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
Conforto e bem-estar dos animais são sinônimo de produtividade.

 

#souagro | O respeito ao bem-estar animal e a gestão eficiente das propriedades em busca de níveis elevados de produção, renderam à B&M Consultoria, de Cascavel, o selo Empresa Amiga do Bem-Estar Animal, concedido pela Beba Mais Leite e pela neozelandesa Qconz. Trata-se da primeira empresa deste segmento a obter essa certificação no Brasil. A B&M Consultoria tem como sócios o médico veterinário Fernando Bracht e o engenheiro agrônomo José Manuel Mendonça.

Orgulho é a palavra mais apropriada para retratar o sentimento de toda a equipe. “A certificação é um passo à frente das nossas realizações”, comenta José Manuel Mendonça. “Sempre tivemos o conhecimento sobre a importância de proporcionar conforto aos animais para alcançar resultados satisfatórios de produção, mas era preciso mais, e assim, surgiu a proposta de planejar ações de bem-estar aos animais”, disse ele, em entrevista ao portal Sou Agro.

Durante um mês, todas as formas de trabalho da B&M, há 15 anos no mercado, foram auditadas e no fim, o reconhecimento de anos de dedicação foram brindados com uma certificação sem ressalvas. “Agora, um dos desafios é mostrar a necessidade de garantir esse bem-estar aos animais a outras empresas”. Entre os tópicos importantes para ser uma empresa amiga do bem-estar animal, consta a verificação da qualidade da água oferecida ao animal; a correta alimentação do rebanho leiteiro, temperatura e pisos adequados, sombreamento para evitar a exposição ao sol e os cuidados nas cirurgias, no sentido de evitar qualquer tipo de dor ou sofrimento. “Se o produtor cuidar de cada detalhe, respeitar e tratar o animal da melhor maneira possível, ele retribuirá com um produto farto e de qualidade”.

O médico veterinário Fernando Bracht, destaca entre as inúmeras ações da consultoria técnica, a setorização da propriedade por intermédio dos indicadores zootécnicos. Dentro deste contexto, são criados protocolos operacionais de rotina, instrução de trabalho, avaliando e diagnosticando a ação pontualmente na fazenda naquele momento, e fazendo as devidas alterações conforme a necessidade. A setorização envolve a criação de bezerras, sanidade de glândula mamária, reprodução, nutrição e produção. “Se algum ponto destes não estiver correto, dificilmente será possível atingir a meta de produção”.

 

Boas práticas e gestão

A diretora de certificações do Beba Mais Leite, Helena Karsburg, comenta que a B&M Consultoria, cumpriu todas as exigências do programa. “O objetivo com a certificação é o de promover empresas que possuem produtos e serviços, garantindo o aumento do bem-estar animal nas propriedades, ajudando a fortalecer esse ecossistema e evidenciando a relevância de viabilizar conceitos de rastreabilidade, origem e garantias para a cadeia produtiva”. Segundo Helena, ter essa cadeia de valor mapeada, trabalhar esses conceitos e fortalecer o bem-estar animal, as boas práticas e a gestão, geram valor e agregam o produto final.

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas