Foto: Matheus Soares

Será que o ano novo chegará com tempo firme?

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

A última semana do ano está caminhando para o fim. E nela já enfrentamos calor, tempestades, frio e muita nebulosidade nas diferentes regiões do Paraná. Mas, como será que fica o tempo nessa reta final? Será que o produtor rural pode criar expectativas?

Segundo Ronaldo Coutinho, o Paraná ainda pode ver chuva neste ano, concentrando no Noroeste e Norte. “Temos alguma chuva principalmente no Norte e Noroeste do estado, com pancadas isoladas. No litoral também pode ter alguma chuvinha na sexta-feira”. Apesar disso, não serão chuvas volumosas.

Ainda de acordo com Coutinho, com a presença ou não de chuvas, os produtores precisam se preocupar. “Na região entre Maringá e Londrina, em direção à divisa de São Paulo e Curitiba, algumas lavouras podem começar a ter problema com estresse hídrico. Até porque, como choveu muito, o enraizamento tá mais lateral do que em profundidade e, apesar de ter água no solo, em profundidade a planta acaba não chegando lá, porque não aprofundou. Então, algumas lavouras poderão ter problemas de produtividade, em vez de ter 100% talvez tenham apenas 90, 80 ou até 70% do potencial”.

Outro ponto de atenção levantado por Coutinho já vale para o ano que vem. “De hoje até o dia 10 de janeiro, teremos um volume de chuva baixo. Serão apenas de 30 a 60 milímetros em 15 dias. Isso é pouco, porque nessa época do ano nós temos sol mais forte.Conforme o mapa, no Noroeste, Oeste e no sudoeste, além da região da grande Curitiba em direção ao litoral teremos chuvas esporádicas. Mas, o produtor rural da região Central do estado precisa ficar atento, porque o volume de chuva é pequeno, principalmente porque entraremos no chamado “veranico”.

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias