Fim de semana será de calor no Paraná
Nesta sexta-feira (01) em boa parte do território paranaense o tempo ficou firme e a previsão para o fim de semana é de temperaturas altas. Nas regiões Norte, Noroeste e Oeste, os termômetros seguramente passarão de 30ºC. Ronaldo Coutinho explica que o tempo deve se comportar assim nos dez primeiros dias do mês.
Sobre as chuvas, sim, elas voltarão. De sábado(02) a terça-feira (05), a chuva mais significativa estará concentrada na metade Oeste do mapa do Paraná.
- Giro técnico vai abordar tecnologias para mais produtividade e sustentabilidade na cultura da soja
- Pescador desaparece após acidente no Lago de Itaipu
Amanhã, a instabilidade aumenta sobre as regiões paranaenses. Com o tempo mais abafado, há previsão de pancadas de chuva isoladas com trovoadas a partir da tarde, principalmente no interior paranaense. Não se descarta a possibilidade de algum temporal localizado nesses setores.
Sobre os demais estados da região Sul, o Metsul aponta para mudanças no tempo para os gaúchos com a volta da chuva e ainda o risco de temporais no estado. A mudança do tempo já começa neste sábado em parte do território gaúcho, prevendo-se maior instabilidade no decorrer do domingo, quando a chuva será mais generalizada.
Em Santa Catarina, este final de semana será marcado pelas altas temperaturas. Nesta sexta-feira, 1º de dezembro, as temperaturas máximas superaram os 30°C em todo o estado, com exceção do Litoral e Planalto Sul. Já no sábado, 2, o fluxo de calor do norte do país se intensifica sobre Santa Catarina, fazendo com que as máximas fiquem entre 35°C e 39°C no Extremo Oeste, Oeste, Vale do Itajaí e Litoral (exceto áreas costeiras). Nestes dois dias, a combinação de calor e umidade favorecem o desenvolvimento de temporais isolados em todas as regiões, porém o risco é baixo para ocorrências.
No domingo, 3, a condição de calor persiste e é favorecida pelo processo de formação de uma frente fria, que reforça as instabilidades e traz condição para temporais com chuva pontualmente intensa e volumosa. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais, especialmente no Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí.
A previsão indica que a próxima semana será de tempo instável em Santa Catarina, com tempo nublado, chuvas frequentes e temporais isolados em todas as regiões.