Foto: Divulgação Defesa Civil

Aumento rápido no nível do Rio Iguaçu coloca cidades em ainda mais alerta no Sudoeste

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Divulgação Defesa Civil

A chuva não tem dado trégua em todo Paraná nas últimas horas. Dezenas de cidades enfrentam alagamentos severos e a situação se complica, principalmente na região Sudoeste do estado. Em Capanema por exemplo, a Defesa Civil emitiu um comunicado sobre o aumento do nível do rio.

“Com o progressivo aumento do nível do Rio Iguaçu, constatamos que no dia 29/10 às 18h que ultrapassou a marca dos 12,62 metros de nível no monitoramento hidrológico em Santa Clara, conforme Plano de Contingência Municipal atingiu o índice considerado NÍVEL DE ALARME. Para os ribeirinhos que historicamente possuem registro de alagamento/inundação. Com a possibilidade de continuar a chuva, e o aumento do nível do Rio Iguaçu, solicitamos que todos mantenham o monitoramento das águas de forma constante. Por medidas de segurança, pedimos que ao constatarem a proximidade das águas, iniciem a retirada dos bens e dirijam-se para um local seguro, em caso de emergência ligue nos números, 193, 199 ou ainda no 3552 2563”, diz o aviso.

Segundo o Simepar, a precipitação mais expressiva nesse domingo foi registrada no Centro, Sul, Sudoeste, Campos Gerais e Leste. Na região de Guarapuava choveu 68,0 mm, Santa Maria do Oeste, 94,0 mm e em Curitiba 58,0 mm. Mas os acumulados são ainda maiores quando somados as últimas horas, como é o caso de Dois Vizinhos com 270 mm, Cruzeiro do Iguaçu com 220.4 mm, Francisco Beltrão com 191 mm, Pato Branco 174.2, Foz do Iguaçu 161 mm, Palmas 147.6, Laranjeiras do Sul 143.2 mm e São Miguel do Iguaçu 108.4.

Já o município de Dois Vizinhos é um dos mais afetados pelas fortes chuvas em nova sequência de temporais no Paraná. Segundo o Metsul foram registrados mais de 250 milímetros de chuva em 24 horas. “O Rio Jirau, que corta parte do Bairro Sagrada Família e do Centro-Sul, transbordou, causando inundações e desabrigando muitas famílias.

A Defesa Civil de Dois Vizinhos, o Corpo de Bombeiros e uma rede de voluntários atuaram na ajuda das famílias atingidas. O Rio Jirau submergiu casas e ruas. Centenas de casas foram inundadas, e inúmeras famílias foram forçadas a deixar suas residências em busca de segurança.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas