Foto: Assessoria

1º Escritório de Compras Agro do Brasil já soma 40 cadastros

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Assessoria

Desde abril deste ano Cascavel conta com o primeiro escritório de compras agro do Brasil. A unidade foi idealizada para integrar produtores rurais e compradores de produtos agro, unindo assim dois grandes objetivos, atender o mercado interno com produtos de qualidade e fomentar o desenvolvimento do município de Cascavel. Com o apoio de diversas entidades, incluindo o Sebrae, o Sindicato Rural, a própria prefeitura e cooperativas locais, o escritório é a ponte entre quem tem produtos para comercialização e quem os busca no mercado. “O nosso público é formado por produtores rurais, agricultores familiares, as cooperativas e associações, agroindústrias e também os compradores, tanto do setor público quanto privado. No início o escritório foi pensado para atender a demanda do mercado público, institucional, porém, viu se a potencialidade de atingir o setor privado”, explica a Coordenadora do escritório, Caroline Grapeggia.

Nesta fase inicial de trabalho os esforços se concentram no cadastro do público alvo e mapeamento do cenário no município. “Estamos realizando o mapeamento dos produtores rurais, para entender onde entregam os produtos, quais dificuldades e necessidades. Bem como realizando o levantamento das organizações agro familiares do município e dos compradores de produtos do setor. Em paralelo a esse trabalho estamos realizando a contratação de um sistema que vai facilitar e agilizar o cadastro de todos esses dados” garante a coordenadora do escritório.

Até o momento já são 40 produtores com pré-cadastro no escritório, a eles são enviadas informações sobre chamadas públicas e editais do ramo de interesse. “Repassamos detalhes relacionados a prazos e exigências contidas no edital. Tivemos uma situação de uma cooperativa que queria participar de um pregão eletrônico, mas não sabe onde encontrar. Eu fiz essa ponte, passei data e horário pra eles, eles participaram e eu fui acompanhando por aqui dando suporte”, detalha Caroline. 

Como fazer parte?

Além do mapeamento e convites que são enviados, produtores e compradores interessados em fazer parte do escritório podem ir até a sede que fica no Sindicato Rural de Cascavel e realizar a inscrição.  

 Assistência aos produtores

O serviço prestado pelo escritório se estende ainda a emissão do cadastramento dos agricultores no CAF (Cadastro da Agricultura Familiar), apoio documental aos produtores, auxílio na construção dos projetos de venda, bem como na capacitação dos envolvidos no processo de compra e venda. “No dia 14 de setembro, por exemplo, vamos promover um seminário de crédito voltado a agricultura familiar. Teremos um palestrante do IDR, falando sobre oportunidades e crédito consciente, também teremos espaço para três agricultores falar de suas experiências com o crédito, as instituições financeiras terão espaço para explanar oportunidades e tirar dúvidas e depois disso ainda teremos atendimento individual”, finaliza a coordenadora do escritório. 

 

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias