Foto: reprodução internet

Colheita do milho no Paraná começa de forma lenta devido a umidade nos grãos

Emanuely
Emanuely
Foto: reprodução internet

Devido ao clima seco, a colheita de feijão está na reta final, mas ainda existem áreas em enchimento de grãos no oeste e centro-oeste do Paraná.  A colheita do milho começou de forma lenta, pois os produtores estão esperando a diminuição da umidade nos grãos. No geral,
as lavouras apresentaram um bom desenvolvimento, embora alguns municípios tenham enfrentado uma maior incidência de cigarrinha, doenças foliares e outros problemas.

Existe a possibilidade de recorde de produtividade este ano, especialmente se as previsões climáticas continuarem afastando a formação de geadas nos próximos dias. A cultura do trigo está se desenvolvendo muito bem, está entrando na fase de floração e mantém-se dentro da normalidade, embora tenham sido registrados casos pontuais de pulgões, oídio, manchas foliares e ferrugem.

Sul

A colheita do feijão quase foi concluída na semana passada, restando pouquíssimas áreas tardias. Houve variações significativas
de produtividade entre os municípios, mas de forma geral a falta de chuva entre abril e maio trouxe as médias abaixo do esperado.

Ainda assim, os produtores estão obtendo boa rentabilidade nesta safra, principalmente os que cultivaram feijão preto. Foi intensificada a colheita da segunda safra de batata, que está se aproximando do fim, melhorando a oferta e amenizando os preços para o consumidor final.

Também foi registrada redução na produtividade desta cultura em função das baixas pluviometrias em abril e maio. O milho 2ª safra está em fase de frutificação e maturação, com algumas áreas já iniciando a colheita. Também é esperada uma produtividade abaixo do potencial para essa cultura. As culturas de inverno estão apresentando um bom desenvolvimento devido às condições climáticas até o momento, os agricultores continuam realizando monitoramento e tratos culturais.

Confira o Boletim completo AQUI 

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas