FOTO: Arquivo

Rendimento, padronização e qualidade são principais demandas no cultivo do tomate

Emanuely
Emanuely
FOTO: Arquivo

#sou agro| Um dos produtos hortifruti mais consumidos no Brasil, o tomate é um componente fixo do cardápio da população, sendo sempre demandado nos estabelecimentos comerciais do País. Nesse sentido, cada vez mais o tomaticultor busca por variedades que apresentam um rendimento quantitativo satisfatório, além de resistências que conferem segurança à lavoura e qualidade ao produto final.

“A evolução das sementes de tomate tem proporcionado cultivares cada vez mais adaptadas às necessidades do agricultor brasileiro, cujas demandas se concentram principalmente em cultivares com elevada produtividade e que sejam resistentes às doenças da cultura, ao clima e ao transporte”, afirma o especialista em Tomates e Pimentões da Agristar do Brasil, Thiago Teodoro.

Dessa forma, a partir do desenvolvimento adequado da cultura, o trabalho conduzido por toda a cadeia produtiva na produção dessa hortaliça consegue atender não somente as expectativas dos tomaticultores, mas também a dos consumidores finais, que prezam por características como cor, tamanho, formato, firmeza e sabor do alimento, por exemplo.

Nesse contexto, os tomates híbridos são importantes aliados dos produtores, pois conseguem unir os atributos necessários para o sucesso do cultivo. “Seja pela janela de plantio, seja pela resistência a doenças ou pela anatomia do fruto, uma cultivar híbrida possui o potencial de expandir as possibilidades para o produtor em termos de cultivo e de negócios, de forma geral”, explica Teodoro.

(Com agências)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias