Livro mostra a diversidade de alimentos do Brasil

Emanuely
Emanuely

#sou agro| Como parte das ações comemorativas pelos 50 anos da Embrapa, a instituição lançou o livro ‘Brasil em 50 alimentos’. A publicação mostra a diversidade produtiva do país, sua importância no mercado global e destaca o papel da ciência no desenvolvimento do setor agropecuário nacional. Pesquisadores da Embrapa Semiárido (Petrolina-PE) contribuíram com a produção do livro, sendo responsáveis pela elaboração de três capítulos que tratam sobre as culturas da goiaba, manga e melão.

A obra está disponível em formato digital, com download gratuito. São 359 páginas e 50 capítulos com diversas informações sobre os alimentos produzidos no Brasil, abordando sua origem, curiosidades, nutrientes, usos, mercados, desafios e visão de futuro, tudo isso por meio de textos, gráficos, fotos e ilustrações.

O capítulo sobre a goiaba apresenta a história do plantio da fruta no Brasil e os dados de produtividade, relatando o impacto da praga do nematoide-das-galha para a cultura, que afetou drasticamente a produção nacional a partir dos anos 2000. Traz também informações sobre as principais variedades comerciais e o mercado consumidor, citando o porta-enxerto lançado pela Embrapa, BRS Guaraçá, considerada a primeira cultivar resistente ao nematoide-das-galhas.

Sobre a Manga, o livro aborda a introdução do cultivo no Brasil e a importância da cultura para a região Nordeste, que se destacou pela produção intensiva e de alto padrão voltada a mercados nacionais e internacionais. O feito é resultado da combinação de várias soluções tecnologias, dentre elas a indução floral, que adequou a época de colheita aos diferentes mercados, o manejo integrado de pragas e o tratamento hidrotérmico em pós-colheita. O capítulo ressalta ainda alguns desafios da pesquisa para a cultura, a exemplo do desenvolvimento de novas variedades.

O capítulo sobre o melão mostra a história da cultura no país e a relação entre a fundação da Embrapa Semiárido e o início do cultivo da fruta no Nordeste, destacando a produção no Submédio do Vale do São Francisco. Apresenta ainda a evolução das estratégias de manejo e crescimento da adoção do controle biológico para a cultura, bem como os atuais desafios da ciência visando o aumento da produtividade e qualidade do melão nacional.

(Com EMBRAPA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias