Clima influencia na oferta de mandioca no país
O clima chuvoso tem influenciado na oferta de mandioca em todo o País. As chuvas frequentes e em volumes expressivos são registradas na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).
Segundo os pesquisadores do Centro, o tempo chuvoso em algumas regiões do país limita a oferta de raiz de mandioca às indústrias de fécula e de farinha. Mesmo com esse problema, os preços da mandioca recuaram na semana passada.
De acordo com os analistas do Cepea, a pressão veio da necessidade de produtores pela comercialização e da menor liquidez no mercado da fécula. O aumento do interesse de produtores de mandioca pela negociação da raiz também se deve aos preços atrativos do produtor e ao gradual aumento do teor de amido das raízes.
A necessidade de liberação de áreas, principalmente de arrendamentos, reforça o avanço das entregas em muitos casos.
Há cerca de um mês, as cotações da raiz da mandioca registraram elevações, segundo dados do Cepea. Os produtores precisaram adiar a comercialização por conta das chuvas frequentes, que atrapalharam o avanço da colheita nas regiões.
Mesmo com isso, mais empresas retomaram as atividades elevando interesse pela matéria-prima. Com isso, a demanda ficou superior à oferta e impulsionou os valores.
Com Cepea