Mercado da soja está enfrentando instabilidades; saiba o motivo
#souagro| Nesta quinta-feira (3) os contratos negociados com soja em Chicago operam em queda de 16 centavos de dólar, com valor U$ 14,37. Ontem (2), feriado no Brasil, os negócios fluíram normalmente no mercado internacional e, na CBOT (é uma das mais antigas bolsas de futuros e opções do mundo), houve ganhos entre 4 e 8 centavos de dólar nos principais vencimentos.
Já nesta quinta, depois de ganhos superiores a 3% na semana, os investidores procuram se desfazer de posições. A melhora do fluxo de caminhões no Brasil, ao normalizar o atendimento da demanda, também contribuiu para as baixas da soja.
- Tudo ilegal: Mapa apreende 100 toneladas de ingredientes para alimentação animal
- Chuvas acima da média: situação de emergência é reconhecida em cidades do Oeste e Sudoeste PR
Outra coisa que tem gerado baixa é a perspectiva de retomada dos embarques da produção ucraniana, o que contribui para um melhor abastecimento ao atender à demanda de alimentos. A Rússia, pressionada pela Turquia voltou atrás em sua decisão de sair do acordo.
Com tantas incertezas o mercado mantém a instabilidade no mercado.
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS
As exportações brasileiras de soja somaram, em outubro, 4,06 milhões de toneladas, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), ficando 23% acima das 3,3 milhões de toneladas de outubro do ano passado. Porém, na temporada, iniciada em fevereiro, o volume está abaixo daquele verificado no mesmo período do ciclo passado, são 72,6 milhões de toneladas , contra 80,8.
- Paraná mantém liderança na exportação brasileira de tilápias
- Temperaturas abaixo dos 10°C marcam o feriado no PR
MERCADO INTERNO
Já o mercado interno se mantém lento, observando a retomada do fluxo logístico. Os ganhos dos últimos dias ainda sustentam melhores indicações de compra. A retomada do dólar também ajuda, mas muita mudança é aguardada pela frente, principalmente em relação à cotação das moedas. O novo governo, também deve trazer muitas incertezas aos mercados e à formação dos preços.
Muitos produtores que ainda contam com estoques remanescentes devem seguir na aposta de preços mais atrativos no período de entressafra, o que influi no ritmo dos negócios; ao mesmo tempo, a preocupação central segue com o plantio. Prêmios no spot são indicados na faixa de 230/250.
No Oeste do Paraná, as indicações de compra ficam na faixa entre R$ 184,00/185,00. Entre R$ 190,00/191,00 em Paranaguá – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local de embarque.
(Dados da Granoeste)