Boletim Climático

Chuva excessiva pode causar enchentes em quatro estados

A MetSul Meteorologia alerta que quatro estados entre o Sul e o Sudeste do Brasil têm alto risco de cheias de rios com enchentes nos próximos dias como consequência de um episódio de chuva excessiva e que, localmente, pode trazer até acumulados extremos.

Mapa de risco de enchentes – COPERNICUS

O mapa acima mostra o risco de cheias de rios nos próximos dias com base no modelo hidrológico alimentado pelo modelo meteorológico europeu pelo sistema de alerta da União Europeia chamado de GloFAS. O denominado GloFAS (Global Flood Awareness System) é um sistema global de previsão e monitoramento de cheias de rios desenvolvido pelo Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF), em parceria com a Comissão Europeia.

Seu modelo hidrológico simula o ciclo da água nas bacias hidrográficas, combinando previsões meteorológicas de precipitação com informações sobre características do solo, relevo, cobertura terrestre e redes de drenagem.

De acordo com as projeções do GloFAS, diversos rios nos estados de Santa Catarina, Paraná e do interior de São Paulo podem apresentar condições de cheia com risco de enchentes nos próximos dias, sendo o cenário mais grave no território paranaense.

O Rio Uruguai, no Rio Grande do Sul, também merece atenção. Os níveis de risco são altos (em vermelho, no mapa) e extremos (em lilás) em várias bacias do Paraná, destacando-se os rios Iguaçu, Piquiri, Tibagi, Ribeira e Ivaí.

O cenário é de atenção também no interior do estado de São Paulo, especialmente do Centro para o Sul do território paulista, com risco também de cheias de rios e enchentes. Os dados indicam maior perigo nas bacias dos rios das Cinzas, Tibagi, Itararé e outros.

Modelos não apresentam consenso sobre onde deve chover mais em Santa Catarina, exceto no Oeste que tende a registrar elevados volumes, mas alguns dados apontam a possibilidade de chover com altos acumulados no Norte e no Nordeste catarinense, assim que as bacias do Itajaí e Itajaí-Açu igualmente exigem atenção.

Grande parte do Rio Grande do Sul não deve registrar chuva volumosa, entretanto existe a possibilidade de chover com acumulados elevados em setores do Noroeste e o Norte do estado. Uma vez que é a parte intermediária da bacia do Uruguai, e que recebe água do Oeste de Santa Catarina, o Rio Uruguai pode voltar a apresentar cheia.

CHUVA VOLUMOSA DE ATÉ 200 MM A 300 MM FAVORECERÁ ENCHENTES

O risco alto de enchentes decorre de novo período de instabilidade no Sul e Sudeste do Brasil e que vai trazer elevados volumes de chuva para partes das duas regiões, inclusive com possibilidade de acumulados excessivamente altos em alguns pontos. Serão vários dias seguidos de instabilidade, o que contribuirá para os volumes elevados.

Há consenso entre modelos numéricos de previsão do tempo gerados por computadores que onde mais deve chover será no Oeste de Santa Catarina e no estado do Paraná, mas, especialmente, no território paranaense. Pontos do Oeste catarinense e diversas localidades do Paraná devem ter chuva no período de 100 mm a 150 mm, mas haverá locais em que a precipitação no período pode ficar entre 200 mm e 300 mm no Paraná.

A partir dos dados, vê-se que o estado que mais preocupa outra vez é o Paraná, onde já tem chovido muito nas últimas semanas e o solo está saturado de água, agravando o risco de deslizamentos, inundações e cheias de rios com enchentes.

(Com METSUL)

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Recent Posts

Cotações Agropecuárias: Maior valorização do boi gordo reduz diferencial frente ao magro

Os preços do boi gordo registram alta mais intensa que os do boi magro nesta…

outubro 22, 2026

Sauditas restringem embargo a produtos de aves de Santa Catarina

A Arábia Saudita restringiu a Santa Catarina o embargo comercial à carne de frango e…

outubro 22, 2026

G7 Paraná divulga manifesto contra a votação do PL que aumenta os custos cartoriais

O G7 Paraná, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Paraná (OAB Paraná) e…

outubro 22, 2026

Crédito Rural: Federarroz alerta para risco de apropriação de grãos

A substituição da tradicional Cédula Rural Pignoratícia pela Cédula de Crédito Bancário com alienação fiduciária…

outubro 21, 2026

Mel de Capanema é a 29.ª Indicação Geográfica do Paraná

  O Paraná segue conquistando reconhecimentos com produtos e manufaturas tradicionais e especiais. O mel…

outubro 21, 2026

Riscos para a safra: Chuva no Sul e seca no Norte

O início da safra 2026/27 coloca produtores brasileiros diante de problemas opostos: falta de água…

outubro 21, 2026

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais