CLIMA

Temporais provocam ventos fortes e transtornos em cidades no Paraná

A tarde desta terça-feira (29) foi marcada por temporais e fortes rajadas de vento em diversas regiões do Paraná. As instabilidades ganharam força após dias de calor intenso e atingiram municípios do Oeste, Sudoeste e Noroeste do estado, com registro de chuvas fortes, descargas elétricas e ventos expressivos. Segundo o Simepar, havia risco elevado para tempestades devido à aproximação de uma frente fria associada ao calor intenso que predominava sobre o estado.

Em Assis Chateaubriand, moradores relataram chuva intensa acompanhada por fortes rajadas de vento, que provocaram preocupação em vários bairros. Em alguns pontos da cidade, a mudança no tempo ocorreu de forma rápida, com nuvens carregadas avançando durante a tarde.

Pescadores paraguaios localizam corpo de jovem desaparecido

Já em Paranavaí, no Noroeste do Paraná, o temporal também chamou a atenção pela intensidade dos ventos e pela grande quantidade de raios registrados durante a passagem das áreas de instabilidade. A combinação entre calor extremo e a chegada da frente fria favoreceu a formação de tempestades severas em diferentes municípios da região.

Outras cidades do Oeste e Sudoeste também registraram condições adversas, com pancadas fortes e ventos localmente intensos, como Maripá e Toledo. O Simepar informou que as áreas de instabilidade avançaram sobre o Paraná acompanhadas de muitos raios e possibilidade de eventos mais intensos de forma isolada, principalmente nas regiões Oeste, Centro-Sul e Sul do estado.

A previsão meteorológica já indicava aumento da instabilidade para esta terça-feira em todas as regiões paranaenses, com risco elevado de tempestades e ocorrência de rajadas de vento. O cenário é resultado do contraste entre as altas temperaturas registradas nos últimos dias e a aproximação de um sistema frontal sobre o Sul do Brasil.

Equipes de monitoramento seguem acompanhando as condições do tempo, uma vez que novas áreas de chuva e tempestades ainda podem ocorrer durante a noite em algumas regiões do estado.

 

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Recent Posts

Pescadores paraguaios localizam corpo de jovem desaparecido no Lago de Itaipu

Um dos dois jovens que estavam desaparecidos desde a tarde de sábado (26), após saírem…

setembro 29, 2026

FAEP pede mais prazo para declaração do ITR 2026

O Sistema FAEP pediu à Receita Federal a prorrogação, por 15 dias, do prazo para…

setembro 29, 2026

Cotações Agropecuárias: Avanço da colheita pressiona cotações da cenoura

As cotações da cenoura “suja” seguem em queda em São Gotardo (MG), cenário observado desde…

setembro 29, 2026

Renegociação pode alcançar produtor que manteve contas em dia

Produtores que sofreram perdas de safra, mas fizeram esforço para manter os pagamentos em dia,…

setembro 29, 2026

Pecuarista de Umuarama encontra bezerra abatida no pasto e aciona a PM

Uma pecuarista de Umuarama encontrou uma bezerra abatida no pasto de sua propriedade rural, localizada…

setembro 29, 2026

Mercado de carbono gera R$ 556 bilhões por ano

Pesquisas realizadas por universidades e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) começam a dimensionar…

setembro 28, 2026

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais