Queda de avião em fase de teste deixa dois pilotos mortos em fazenda

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Queda de avião deixa dois mortos e provoca incêndio em pastagem em Mato Grosso. / Foto: Reprodução/Redes sociais.

Um avião de pequeno porte caiu em uma fazenda na região de Poxoréu, a 259 km de Cuiabá, na sexta-feira (18), deixando dois pilotos mortos. Segundo a Polícia Civil de Mato Grosso, a aeronave passava por manutenção antes do voo e havia realizado uma decolagem de teste após reparos. As vítimas foram identificadas como Zelicio Filgueira Tomaz, de 58 anos, e Rafael Pereira Guedes, de 22 anos.

De acordo com a Polícia Civil, algumas peças da aeronave estavam sendo substituídas e reparos eram realizados antes do voo. A Polícia Civil investiga a falha do avião, que apresentava problemas técnicos pouco após a decolagem.

Restrição do crédito rural impulsiona busca por alternativas

Zelicio Filgueira Tomaz, que estava conduzindo a aeronave, era piloto profissional. Rafael Pereira Guedes também era piloto e acompanhava o voo para treinamento e aprendizagem, conforme as informações repassadas pela corporação.

Ainda não há confirmação oficial sobre o modelo do avião envolvido no acidente. Funcionários da empresa Soma informaram que a aeronave seria um Comp Air 7SL, mas a identificação ainda depende de confirmação pelos órgãos responsáveis pela investigação.

Em nota, a Soma Aviação informou que aguarda o laudo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), responsável pela apuração do acidente.

O Corpo de Bombeiros e uma equipe do Samu chegaram à Fazenda Água Funda, na MT-130, às 17h35 após a queda de avião.

Ainda não há informações sobre quanto tempo o avião permaneceu no ar antes da queda. As causas e as circunstâncias do acidente serão apuradas pelos órgãos responsáveis.

Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram a aeronave em chamas e localizaram os corpos dos dois ocupantes. Um médico do Samu confirmou as mortes ainda na propriedade.

O impacto da aeronave provocou um incêndio que atingiu a vegetação da fazenda. Segundo o Corpo de Bombeiros, entre 4 mil e 5 mil metros quadrados de pastagem foram queimados. Os militares controlaram as chamas e fizeram o rescaldo da área para evitar novos focos.

Este incidente marca a segunda queda de avião em Mato Grosso nos últimos 10 dias, após o acidente com três mortes em Água Boa.

Até o momento, apenas uma das vítimas foi identificada oficialmente: Vanderlei Sattler, de 65 anos.

(Com

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Notícias Relacionadas