O mapa da enchente no RS: Onde rios sobem e onde descem

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

FOTO: ANSELMO CUNHA/AFP/METSUL

O Rio Grande do Sul voltou a viver o drama das enchentes, as primeiras do El Niño de 2026, e todas as atenções se voltam para os níveis dos rios em várias regiões do estado. A chuva persiste em parte do estado, mas não trará mudança relevante no cenário dos rios. E qual o cenário?

A tendência é de o Rio Taquari começar a baixar nesta quinta no Vale do Taquari, mas ainda sobe um pouco nesta noite no vale e pode alcançar marca perto e ao redor de 25 metros em Lajeado. Na parte alta, o rio já começou a baixar. O Taquari deve apresentar elevação ainda nesta quinta em Bom Retiro do Sul, antes de encontrar o Jacuí.

Rios voltam a transbordar e RS está em alerta!

Já o Rio Caí já atingiu seu pico de cheia hoje de 11,4 metros em São Sebastião do Caí e estará em baixa. Onde o Caí ainda deve subir até sexta é na parte final da bacia, entre Nova Santa Rita e Canoas, antes de desaguar no Guaíba.

O Rio dos Sinos se elevava ainda hoje em Taquara e muito vagarosamente, a 30 centímetros da cota de inundação. Não deve subir muito mais no Paranhana, mas subirá ainda até o fim de semana no Vale do Sinos entre São Leopoldo e Campo Bom sem previsão de grandes impactos.

Da mesma forma, o Rio Gravataí subirá na parte final da bacia na Grande Porto Alegre, entretanto sem grandes impactos, uma vez que a chuva, embora tenha tido volumes altos nas nascentes, não chegou a ser extrema. O Rio Jacuí, por sua vez, recebeu volumes altos de chuva, mas não apresentava nesta quinta marcas preocupantes, embora subisse em pontos das partes média e final da bacia.

A soma da vazão dos rios Gravataí, Taquari, Caí, Sinos e Jacuí fará com que o Guaíba suba mais após iniciar trajetória de alta nesta quarta. Com a chegada de maior vazão, pode romper a marca de 2,00 metros no Cais Mauá nesta quinta e seguirá subindo até o fim de semana.

Há risco para as ilhas, mas não de transbordamento no Centro Histórico. No Oeste, o Rio Uruguai subirá bastante nos próximos dias. Ontem, no final da tarde o Uruguai superava a cota de inundação em Iraí (RS) e estava muito perto da cota de inundação em Itapiranga (SC) com previsão da onda de vazão avançar para as cidades ribeirinhas do Noroeste e depois São Borja, Itaqui e Uruguaiana.

Guaíba começa a subir e trará alagamentos

A partir de agora, com a chegada de uma maior onda de vazão, especialmente dos rios Taquari e Jacuí, se espera uma elevação maior do nível do Guaíba que pode atingir a marca dos 2,00 metros durante esta quinta-feira (23).

Um cenário de 2,30 a 2,50 metros no pico não é afastado. A tendência é seguir subindo no final da semana, assim a MetSul Meteorologia entende que serão atingidas cotas que causam alagamentos nas ilhas de Porto Alegre, onde os primeiros transtornos se registram quando o nível atinge 2,10 a 2,20 metros na régua do Cais Central.

Um cenário de 2,30 ou mais no pico, no Cais, não é afastado. Todos os rios que desembocam no Guaíba subiram e alguns atingira cota de inundação em suas respectivas bacias.

O Taquari estava com 24 metros no fim da tarde em Lajeado e o pico da cheia ocorrerá nesta noite com marca próxima ou ao redor dos 25 metros. O Caí já atingiu seu pico de 11,4 metros em São Sebastião do Caí. A maior vazão destes dois rios ainda está por chegar no Guaíba, o que vai ocorrer entre esta quinta e o fim de semana.

(Com METSUL)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Mais Notícias