Conhecimento e gestão impulsionam Dia de Campo da Pecuária Moderna

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Faep

O Comitê Regional de Pecuária Moderna de Santo Antônio da Platina realizou, no início deste mês, um Dia de Campo voltado ao desenvolvimento da pecuária de corte no Norte Pioneiro. A iniciativa reuniu 65 pecuaristas na Fazenda Santa Cruz, referência em eficiência produtiva, para apresentar estratégias de manejo, gestão e tecnologias que contribuem para aumentar a rentabilidade da atividade. A ação contou com o apoio do Sistema FAEP, do Sindicato Rural de Santo Antônio da Platina, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), da Capal Cooperativa Agroindustrial, do Instituto Inttegra e da Fazenda Santa Cruz.

A programação incluiu apresentação dos indicadores produtivos da propriedade e visita técnica às áreas de produção.

FAEP apresenta propostas para a nova Malha Sul

Para o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, ações como essa reforçam a importância da integração entre produtores, assistência técnica e entidades do setor para impulsionar a pecuária paranaense.

“Nosso papel é aproximar o produtor rural do conhecimento, da tecnologia e das experiências que comprovadamente trazem resultados no campo. O Pecuária Moderna foi criado para estimular uma pecuária mais eficiente, rentável e sustentável, fortalecendo a competitividade dos pecuaristas paranaenses”, afirma Meneguette.

O presidente do Comitê Regional de Pecuária Moderna de Santo Antônio da Platina, Fabiano Rodrigues Ferreira, destaca que o grupo tem atuado para aproximar os produtores das novas técnicas e promover a troca de experiências entre propriedades da região.

“É possível evoluir dentro da atividade por meio de conhecimento, gestão e troca de experiências. Quando o produtor conhece uma propriedade que alcança bons resultados e entende quais caminhos foram percorridos, percebe que essas melhorias também podem ser aplicadas à sua realidade”, comenta Ferreira.

Troca de experiências

A Fazenda Santa Cruz, com seus 337 hectares de área, está consolidada pela eficiência na pecuária de cria. Nos últimos cinco ciclos de avaliação do Instituto Inttegra, a propriedade esteve entre as mais rentáveis do país, figurando entre os 2,5% dos produtores que alcançam resultados superiores a R$ 1,4 mil por hectare ao ano em pecuária de cria.

Segundo o administrador da fazenda, Tiago Marques Mantovani, que também é vice-presidente do Comitê Regional de Pecuária Moderna de Santo Antônio da Platina, a rentabilidade na pecuária está diretamente relacionada ao planejamento, ao acompanhamento de indicadores e à adoção de práticas adequadas de manejo.

“Hoje, uma parcela significativa dos pecuaristas ainda encontra dificuldades para obter resultado positivo na cria. Queremos mostrar que, com atitude, gestão e decisões baseadas em números, é possível transformar a atividade e alcançar outro patamar de rentabilidade”, destaca.

Entre as estratégias adotadas pela Fazenda Santa Cruz estão o manejo eficiente das pastagens, a integração lavoura-pecuária, o investimento em reprodução e genética, o descarte de animais improdutivos e o fortalecimento da equipe.

Criado em 2015, o Programa Pecuária Moderna tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da pecuária de corte paranaense por meio da adoção de tecnologias, da melhoria da gestão das propriedades e da capacitação dos produtores rurais.

Após um período de paralisação durante a pandemia, o programa foi reestruturado em 2025 por iniciativa do Sistema FAEP, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), do IDR-Paraná, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e do Sistema Ocepar. A retomada marcou a reativação dos comitês regionais, espaços que aproximam produtores, técnicos e lideranças locais para discutir desafios da atividade, compartilhar experiências e incentivar a adoção de boas práticas.

Fotos: Faep

(Com FAEP)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Mais Notícias