Chuva avança com risco de temporais no Sul

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Virada no tempo: baixa pressão acende alerta para temporais no Sul e em SP

O tempo muda em áreas do Sul do Brasil e deixa estados em alerta. São Paulo, também fica em estado de atenção por conta de riscos de temporais por conta da presença de uma baixa pressão

Virada no tempo: baixa pressão acende alerta para temporais no Sul e em SP

A presença de uma área de baixa pressão provocará uma virada no tempo sobre os estados da Região Sul e em diversos municípios de São Paulo. O avanço do sistema acende alertas para temporais no decorrer desta terça-feira (26).

As instabilidades são provenientes do alongamento de uma baixa pressão, fenômeno conhecido como cavado, localizado entre a Bolívia e o Paraguai. Esse sistema deixa a atmosfera altamente instável, o que favorece o rápido surgimento de nuvens carregadas com potencial para provocar tempestades.

Alerta para temporais no Sul e Sudeste

A virada no tempo começa ainda nesta segunda-feira (25). Prevê-se um aumento de nebulosidade sobre o oeste e sudoeste do Paraná, regiões que no momento registram aberturas de sol. Em Santa Catarina, o céu já amanheceu encoberto nas porções oeste e central, cenário que se repete no noroeste do Rio Grande do Sul e em boa parte de São Paulo.

Para a tarde e noite de hoje, há previsão de chuvas intensas em Santa Catarina e no Paraná.

 

Probabilidade de precipitação para a madrugada desta terça-feira (26), segundo o modelo ECMWF.

A situação se agrava no decorrer da madrugada de terça-feira (26), com o aumento na intensidade das chuvas e a virada do tempo que chega ao nordeste do Rio Grande do Sul, atingindo também a capital Porto Alegre. Toda essa faixa entra em estado de atenção nas primeiras horas do dia.

À medida que o sistema ganha força, o cavado se desprende e dá origem a um novo centro de baixa pressão sobre a costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Esse mecanismo intensifica a convergência de umidade, gerando grandes instabilidades e elevando o risco de temporais severos na Região Sul.

Modelo prevê chuvas intensas afetando morados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na manhã desta terça-feira (26).

Ao longo de toda a manhã de terça-feira (26), o modelo europeu ECMWF prevê chuvas fortes e temporais em uma faixa que vai do oeste do Paraná, passa pelo centro-oeste de Santa Catarina e alcança o nordeste gaúcho. Essa intensidade deve se manter até o início da tarde, quando as instabilidades perdem força nos estados sulistas e avançam para São Paulo.

Durante a tarde, os alertas principais voltam para o leste paulista, onde o sistema injeta grande quantidade de umidade, estimulando a formação de nuvens de tempestade. A atenção deve ser redobrada na capital paulista e na Região Metropolitana de São Paulo, que enfrentam riscos de transtornos.

Previsão indica chuvas com forte intensidade sobre a capital São Paulo, Região Metropolitana e Vale do Paraíba. Há riscos de temporais com potencial para transtornos.

Além da Grande São Paulo, áreas como o Vale do Paraíba, a região de Sorocaba e os municípios localizados na divisa com o Paraná ficam em observação devido às altas chances de descargas elétricas e rajadas de vento.

Por fim, a baixa pressão começará a se deslocar em direção ao interior do Oceano Atlântico de forma gradual. Esse movimento ainda manterá o tempo carregado no leste do Brasil, garantindo maior presença de nuvens e a manutenção de pancadas isoladas de chuva.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Notícias Relacionadas