Silo pela fogo pela terceira vez em menos de um ano

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Divulgação

Um incêndio de grandes proporções mobiliza, desde as primeiras horas deste sábado (11), equipes do Corpo de Bombeiros de Jaguarão e voluntários do Serviço Civil e Auxiliar de Bombeiro (SCAB), de Arroio Grande. O fogo atinge um silo de grãos localizado às margens da BR-116, próximo à entrada de Arroio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul.

Segundo os bombeiros, a principal hipótese é curiosa e preocupante: o próprio atrito entre os grãos de soja armazenados pode ter gerado calor suficiente para iniciar as chamas. A estrutura atingida armazenava aproximadamente 120 toneladas de soja.

A ação de combate ao fogo enfrenta dificuldades. A estratégia inicial previa a abertura lateral do silo para tentar conter as chamas por dentro, mas o plano teve que ser descartado devido à alta temperatura interna, que impedia o acesso seguro. A intensidade do incêndio foi tamanha que o teto da estrutura desabou.

Apesar da magnitude do incidente e do risco envolvido, não há registro de feridos até o momento. O local já havia sido palco de outro incêndio em julho deste ano, quando dois silos da mesma empresa foram consumidos pelo fogo em uma operação que levou 48 horas para ser controlada.

As causas exatas do novo incêndio seguem sob investigação, mas o episódio reforça os alertas quanto à necessidade de protocolos mais rígidos de segurança em instalações de armazenamento de grãos.

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Notícias Relacionadas