Fonte: Portal Inmet

ALERTA: onda de calor acima da média para os próximos dias

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
Fonte: Portal Inmet

O alerta de perigo foi emitido pelo Inmet, Instituto nacional de meteorologia. A onda de calor deve atingir áreas do Centro-Oeste e do Norte do país e já está valendo desde as 18h de sexta-feira (20) e segue até a próxima segunda-feira (23), também as 18h.

Estão nesta área de alerta de perigo, os estados do Pará, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. As temperaturas nessas regiões devem ficar 5 °C acima da média por mais de cinco dias consecutivos, trazendo riscos à saúde de pessoas e animais.

Na capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá, por exemplo, são esperadas temperaturas assombrosas até para os padrões locais, uma vez que a região é conhecida por apresentar calor intenso ao longo de boa parte do ano. Na última quinta-feira (19), o Inmet registrou máxima de 44,2 ºC, e a previsão é de um aumento ainda mais significativo nos próximos dias, podendo superar recordes históricos.

 

alerta
Fonte: Portal Inmet

Para o Sul do Brasil a previsão é de trégua na chuva durante o fim de semana para boa parte do Paraná. A previsão é de Ronaldo Coutinho, consultor do portal Sou Agro. Serão três dias tempo seco, uma informação positiva para os produtores que precisam fazer o manejo ou concluir o plantio. Ao Sul, em municípios como União da Vitória e São Mateus do Sul a situação é mais complicada em razão das inundações e solo encharcado. Na bacia do Rio Iguaçu, o nível da água diminui lentamente.

Mas a alegria vai durar pouco. A partir de terça-feira (24) já deve acontecer nova mudança e com isso, as precipitações devem voltar com força total, serão de 10 a 15 dias com chuva acima da média, podendo haver granizo, raios e trovoadas.

Quanto às temperaturas, até o dia 29, permanecerão acima da média, e depois desta data, queda brusca.

Clique aqui e veja a previsão do tempo completa para o Sul do Brasil, em vídeo, com Ronaldo Coutinho.

Com Inmet

 

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas