Projeto erva-mate
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou o Projeto de Lei 148/19, que proíbe o corte de árvores de erva-mate identificadas como produtoras de sementes. O objetivo é proteger essas árvores do avanço das lavouras e do extrativismo predatório. A proposta segue para análise do Senado, a menos que haja recurso ao Plenário da Câmara dos Deputados.
O texto aprovado define o raio de 10 metros ao redor da árvore de erva-mate como área de preservação permanente e autoriza estados, municípios e União a manter cadastros próprios para assegurar a integridade da planta.
O corte é permitido apenas se a árvore cair naturalmente, não for importante para melhoramento genético ou coleta de sementes, e for autorizada por órgão ambiental estadual, ou se for necessária para obra de interesse social.
O projeto ainda cria uma política para incentivar pesquisas, seleção e melhoramento genético da erva-mate, além de apoiar produtores.
Queda na produtividade
O relator, deputado Lucas Redecker (PSDB-RS), defendeu a constitucionalidade da proposta. Segundo o autor, deputado Heitor Schuch (PSB-RS), por falta de políticas de conservação e de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, as árvores matrizes estão sendo perdidas, a produtividade dos ervais cultivados é baixa e a atividade não é sustentável no longo prazo.
Hoje, embora o Brasil tenha a maior área ervateira, a Argentina produz mais. No Brasil, a maior parte da produção vem de ervais nativos, com crescimento das áreas cultivadas. Estima-se que o cultivo ocorra em cerca de 700 mil hectares em 180 mil propriedades, principalmente na região Sul, que responde por 97% da produção nacional.
(Fonte: Agência Câmara de Notícias)
O acesso ao Crédito Rural se tornou um dos principais desafios para o financiamento da…
A Prefeitura de Toledo mobilizou equipes das secretarias do Meio Ambiente e de Assistência Social…
Desde 2024, presidente da entidade está à frente do projeto ‘Sistema FAEP no Trecho’, para…
Presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, defende cautela na regulamentação das mudanças na…
O mercado brasileiro de feijão iniciou o mês de outubro com oscilações nas cotações, em…
A previsão do modelo COSMO/INMET para o período de 14 a 21 de outubro indica…
O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias
Leia Mais