Aviso aos consumidores: Brasil tem 1º leite em pó de búfala

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Laticínio Bom Destino

Um marco para a bubalinocultura brasileira foi celebrado durante a MegaLeite 2025, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). O Laticínio Bom Destino realizou o lançamento do primeiro leite em pó 100% de búfala produzido no Brasil, resultado de um projeto que busca ampliar o alcance do produto nacional, fortalecer a cadeia produtiva e oferecer soluções de comercialização ao longo de todo o ano.

O novo produto estará disponível no mercado a partir da próxima semana e foi apresentado oficialmente durante o evento. Com vida de prateleira mais longa, o leite em pó de búfala permitirá ao consumidor de diferentes regiões do país acessar com mais facilidade os benefícios nutricionais da espécie, ao mesmo tempo em que promove maior estabilidade à produção nacional.

De acordo com João Batista de Souza, sócio-fundador do Bom Destino, a iniciativa responde tanto à demanda do mercado quanto a um desafio antigo do setor. “Tínhamos esse sonho de colocar no mercado um leite em pó 100% de búfala, um produto diferenciado que permite atender melhor os consumidores de todo o Brasil, inclusive nos períodos de maior distância logística”, explicou. Segundo ele, o lançamento também é estratégico para equilibrar a oferta da matéria-prima ao longo do ano. “Temos uma produção muito intensa na safra e uma queda acentuada na entressafra. O leite em pó surge como uma alternativa concreta para equilibrar esses volumes e valorizar ainda mais o leite junto aos produtores.”

Parceira do Selo de Pureza da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB), a Bom Destino integra a cadeia de laticínios comprometidos com a qualidade e a rastreabilidade da produção. Para o presidente da entidade, Simon Riess, a novidade representa um avanço técnico e comercial para toda a atividade. “Esse produto vem solucionar um problema antigo da bubalinocultura, que é a sazonalidade da produção. Apesar de já termos protocolos para tentar estacionalizar o leite, o leite em pó se torna uma ferramenta adicional — útil tanto para os produtores quanto para os laticínios e para o consumidor final”, observou.

Riess também destacou o alto valor nutricional do leite de búfala, rico em proteínas e minerais, com reconhecidos benefícios para a saúde. “Esse lançamento valoriza não apenas a cadeia produtiva, mas também a qualidade do alimento que entregamos à população. É uma conquista coletiva e um passo firme na profissionalização e expansão da bubalinocultura brasileira”, finalizou.

(Por Nestor Tipa Júnior/AgroEffective)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias