Chuvas e tornados causam estragos no Sul
Chuva, vento e tornado causaram estragos em quase 40 cidades gaรบchas no final da รบltima semana, de acordo com balanรงo publicado pela Defesa Civil Estadual do Rio Grande do Sul.
Entre os danos mais comuns estรฃo alagamentos, destelhamentos, queda de รกrvores, postes derrubados, danos a estruturas pรบblicas e interrupรงรฃo de vias.
Temporais causam trรชs mortes no Sul do Paรญs
O episรณdio mais severo se deu no Norte do estado, onde um tornado atingiu o interior do municรญpio de Erval Grande com destruiรงรฃo total ou parcial de moradias e estruturas de propriedades rurais.
Em Soledade, cerca de 100 casas foram atingidas com danos nos telhados. Vias ficaram obstruรญdas e muitos moradores ficaram sem energia elรฉtrica. A Defesa Civil distribuiu lonas e atuou na liberaรงรฃo das ruas.
Em Encruzilhada do Sul, 26 casas localizadas nas margens do Arroio Lava Pรฉs estรฃo sendo monitoradas devido ao risco de alagamento. Oito pessoas precisaram deixar suas residรชncias e foram encaminhadas para casas de familiares.
Na cidade de Triunfo, os danos atingiram cerca de 20 residรชncias. Um asilo foi afetado e os bombeiros realizaram a remoรงรฃo dos idosos, que foram levados para um abrigo temporรกrio.
Em Santa Maria, o cenรกrio tambรฉm foi preocupante. Quinze bairros registraram alagamentos e destelhamentos. Um muro da escola Medianeira desabou. Em Cachoeira do Sul, o transbordamento de um rio forรงou a retirada de duas pessoas de รกrea de risco.
Jรก em Novo Cabrais, o desvio do Arroio Barriga e o bloqueio parcial da BR-287 complicaram a mobilidade na regiรฃo. Na zona rural de Pinheirinho do Vale, aproximadamente 30 residรชncias foram destelhadas total ou parcialmente. Escolas tambรฉm sofreram danos. รrvores e galhos obstruรญram o acesso a vรกrias vias.
Em Arambarรฉ, houve queda de postes. Em Nova Santa Rita, 23 รกrvores foram derrubadas. Jรก em Sรฃo Pedro do Sul, a balsa do Passo de Clara estรก fora de operaรงรฃo.
Tambรฉm foram registradas ocorrรชncias em Alegrete, Alpestre, Barra do Rio Azul, Butiรก, Candelรกria, Charqueadas, Eldorado do Sul, Faxinal do Soturno, Itaara, Jaguari, Lagoรฃo, Lavras do Sul, Mata, Minas do Leรฃo, Nรฃo-Me-Toque, Nova Esperanรงa do Sul, Nova Palma, Rio dos รndios, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sรฃo Francisco de Assis, Silveira Martins, Tapes, Taquari, Taquaruรงu do Sul, Uruguaiana e Vista Gaรบcha.
Apesar da melhora nas condiรงรตes do tempo no fim de semana, os prejuรญzos ainda estรฃo sendo contabilizados. A Defesa Civil informou que segue atuando em apoio ร s prefeituras, entregando lonas, realizando vistorias e orientando moradores sobre รกreas de risco.
VEJA AQUI A PREVISรO DO TEMPO
(Com METSUL e Ronaldo Coutinho)