Grupo criminoso tinha fazendas em áreas fluviais para transportar drogas por embarcações

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou a Operação Antigua, mobilizando cerca de 80 policiais com apoio do Comando de Aviação Operacional (CAOP) e do Grupo de Pronta Intervenção (GPI), para desarticular uma organização criminosa especializada na internalização de entorpecentes, principalmente do Paraguai, com ramificações naquele país.

Foto: Polícia Federal

A investigação revelou que o grupo já havia sido alvo da Operação Vera Cruz, em 2012, quando seus principais membros foram presos em Cascavel/PR. Após deixarem a prisão, os líderes retomaram as atividades ilícitas, ampliaram a estrutura criminosa e adotaram novas estratégias para ocultar os lucros do tráfico.

Fazendas estratégicas

Durante o monitoramento, identificou-se que os investigados adquiriram ao menos oito fazendas no Pará, usadas para lavagem de dinheiro e, possivelmente, para movimentação de entorpecentes.

Indícios apontam que as fazendas estavam localizadas em áreas de acesso fluvial para favorecer o transporte de drogas por meio de embarcações. Além das propriedades agrícolas, os investigados adquiriram outros imóveis a fim de dificultar a identificação e apreensão de seus ativos.

A Justiça Federal autorizou a inclusão, na difusão vermelha da Interpol, de dois integrantes do grupo criminoso foragidos na Alemanha.

Foram expedidos um total de 54 medidas cautelares, sendo cumpridas nos estados do Paraná  e Pará, incluindo 12 mandados de prisão preventiva, 1 medida cautelar de monitoração eletrônica, 20 mandados de busca e apreensão e 21 mandados de sequestro e bloqueio de bens móveis, imóveis e valores dos investigados.

Além disso, todas as propriedades vinculadas ao grupo criminoso foram bloqueadas.

(DA ASSESSORIA PF)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias