Indígena é decapitado por colegas após desentendimento agrário

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Reprodução

O crime aconteceu dois dias antes da assinatura do chamado acordo emergencial em que a Itaipu Binacional destinará R$ 240 milhões para a compra de terras que serão destinadas aos indígenas.

Na madrugada deste domingo (23), três indígenas foram presos em flagrante pelo assassinato e decapitação de outro indígena, encontrado no dia anterior nas proximidades da Tekoha Jevy e do aeroporto de Guaíra, durante uma operação da Força Nacional de Segurança Pública.

Itaipu homologa na segunda R$ 240 milhões para compra de terras aos indígenas

Após a análise das evidências, segundo a Polícia, ficou claro que o homicídio foi motivado por um desentendimento grave entre os envolvidos, sem ligação direta com o conflito agrário existente entre indígenas e não indígenas nas regiões de Guaíra e Terra Roxa.

Ação firme contra invasões: é o que promete o novo presidente da Comissão de Agricultura

Diante disso, o caso foi encaminhado à Justiça Estadual do Paraná. A rápida identificação dos responsáveis pelo crime foi possível graças à colaboração entre a Polícia Federal e os policiais civis da Força Nacional de Segurança Pública.

AQUISIÇÃO DE TERRAS

O acordo histórico protagonizado pela Binacional foi firmado em conjunto com a União, Funai e Incra, e trata da aquisição emergencial de três mil hectares de terras rurais, visando de acordo com a Itaipu a reparação de danos causados às comunidades indígenas Avá-Guarani das Terras Indígenas Tekoha Guasu Guavira e Tekoha Guasu Okoy Jakutinga, no oeste do Paraná.

O setor produtivo foi excluído do processo.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias