FAEP abre vagas para técnicos e supervisores

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Faep

O Sistema FAEP está com dois editais abertos para o credenciamento de pessoas jurídicas para atuar no serviço de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da entidade. As vagas são destinadas a supervisor técnico e técnico de campo. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de outubro de 2025, no site www.sistemafaep.org.br.

Desde 2023, o Sistema FAEP está ofertando a ATeG aos produtores rurais do Paraná, em diversas cadeias produtivas. Com foco na capacitação técnica e gerencial, no primeiro ano ainda no formato piloto, o programa atendeu 114 propriedades rurais da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Posteriormente, esse número foi ampliado para 300 propriedades. Agora, com a expansão, a ATeG do Sistema FAEP vai atingir 4,5 mil propriedades em todas as regiões do Paraná.

Sistema FAEP luta por melhorias no Plano Safra 2025/26

As vagas abertas pelo Sistema FAEP são destinadas a técnico de campo e supervisor técnico. Os detalhes dos dois processos seletivos estão disponíveis nos Editais 02/2025 e 03/2025.

O técnico de campo é responsável pelo atendimento direto aos produtores rurais, realizando visitas periódicas às propriedades rurais para prestar assistência nas áreas técnica e gerencial. Para essa vaga os requisitos são curso técnico em agropecuária, agricultura, zootecnia e fruticultura ou graduação em agronomia, engenharia agrícola, medicina veterinária, zootecnia, engenharia florestal ou engenharia de pesca, além de possuir registro no conselho de classe corresponde à sua área de atuação profissional.

Já o supervisor técnico será o responsável pelo acompanhamento do trabalho realizado pelos técnicos junto aos produtores rurais. Entre as atividades, o profissional vai aplicar pesquisas de interesse do Sistema FAEP, convocar reuniões, treinamentos, visitas de supervisão aos produtores rurais e a validação técnica dos documentos e relatórios das visitas às propriedades rurais e agroindústrias inseridas no programa de ATeG.

Para ocupar a vaga de supervisor técnico é necessário ter concluído curso superior em agronomia, engenharia agrícola, medicina veterinária, administração, economia rural, engenharia florestal, zootecnia, gestão do agronegócio, engenharia ou tecnologia de alimentos. Outras exigências dizem respeito a experiência comprovada de, no mínimo, dois anos em serviços de assistência técnica ou extensão rural.

Ainda, para participar do edital de credenciamento é preciso ser pessoa jurídica, com exceção de Microempreendedores Individuais (MEI); fundações e associações, como Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e Organizações Não Governamentais (ONGs); e institutos e entidades representativas de profissionais ou trabalhadores, como sindicatos e conselhos de categoria.

(Com FAEP)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Notícias Relacionadas