A previsão de tempo para o primeiro fim de semana do outono

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

O primeiro fim de semana de outono no Brasil terá condições típicas da estação com uma frente fria organizando a instabilidade em parte do Sudeste.

A Zona de Convergência Intertropical atuará mais ao Norte reduzindo a chuva sobre o Nordeste. No Sul a estiagem começa a perder força para a instabilidade que, aos poucos, retorna.

Confira a previsão do tempo para cada região:

Na região Sul o sol aparece no sábado e esquenta com previsão de calor de verão. No amanhecer a temperatura mínima tende a baixar de 20°C na grande maioria das regiões. Nos trechos de maior altitude a temperatura ainda ocorrerá marcas ao redor de 10°C. A tarde terá tempo seco com amplas aberturas de sol na grande maioria das áreas.

A previsão é de máximas entre 32 e 34°C na Metade Norte e Oeste do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e grande parte do Centro, Oeste e Norte do Paraná. Ao longo do dia poderá chover. A previsão é do avanço de áreas de instabilidade que irão provocar chuva isolada em partes do Oeste e Norte do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina e Paraná. Eventualmente chove forte com trovoada em alguns pontos.

No Sudeste o primeiro fim de semana de outono terá predomínio de sol com expectativa de calor a tarde. Em grande parte de São Paulo o tempo fica seco, contudo, há risco de chuva isolada e passageira em pontos da faixa Norte. Na Grande São Paulo a previsão é sol e gradativo aquecimento com marcas perto de 30°C. No Rio de Janeiro e Espírito o tempo fica instável, sobretudo, no interior de ambos os estados com variação de nuvens desde cedo e pancadas de chuva.

A temperatura varia menos por conta da instabilidade. Em Minas Gerais modelos indicam predomínio de sol no turno das manhãs com pancadas de chuva generalizadas entre a tarde e a noite. Apenas na faixa Norte mais próximo da Bahia o fim de semana será de tempo seco.

No Centro Oeste o sol e o calor estarão presentes neste começo de outono. O sábado ir começar com amplas aberturas de sol, mas a tarde terá tempo instável com pancadas de chuva, sobretudo, entre Mato Grosso e Goiás. Em Mato Grosso do Sul o sábado será de sol e calor com máximas que poderão chegar a 40°C em alguns pontos. No domingo a instabilidade atinge toda região com risco de chuva forte a volumosa sobre Mato Grosso do Sul. O calor seguirá forte com marcas ao redor de 38°C no Sul de Mato Grosso e em partes de Mato Grosso do Sul.

No Nordeste a Zona de Convergência Intertropical irá se afastar para norte e por isso a instabilidade perde força. A tendencia é de um fim de semana de sol e calor com pancadas esparsas e isoladas de chuva no turno das tardes. A temperatura ficará mais alta sobre a Bahia que há semanas registra escassez de chuva. Modelos indicam máximas entre 35 e 37°C no interior do Estado.

Nas demais regiões as máximas deverão oscilar na faixa de 32 a 34°C. Na região Norte o tempo seguirá o padrão úmido e abafado. A expectativa é de chover mais forte durante o domingo. No Amapá a ZCIT terá maior impacto com volumes que poderão ser elevados. Em pontos do Pará e do Amazonas a chuva poderá ocorrer forte intensidade de forma mais localizada. Em Rondônia e Acre a tendência é de baixos acumulados com sol entre nuvens.

ACESSE AQUI A PREVISÃO DO TEMPO

(Com METSUL e Ronaldo Coutinho)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas