Tromba d’água observada na praia da Capilha, Rio Grande do Sul

Sirlei Benetti

Sirlei Benetti

Na sexta-feira, uma impressionante tromba d’água, um fenômeno que equivale a um tornado sobre uma massa de água, foi registrada na praia da Capilha, localizada na área da reserva ecológica do Taim, próxima às margens da Lagoa Mirim. O evento meteorológico surpreendeu os presentes, porém, felizmente, não houve relatos de danos.

A formação da tromba d’água foi resultado de áreas de instabilidade geradas pelo calor e umidade atuando no sul do Rio Grande do Sul. Mas afinal, o que é exatamente uma tromba d’água? Trata-se de uma coluna giratória de ar que suga a água, criando um funil tortuoso de água e nuvens, conectando a superfície aquática ao céu. Esse fenômeno ocorre com maior frequência sobre os oceanos, mas também pode ser observado em rios e lagoas, como já foi registrado no Rio Grande do Sul tanto em águas interiores quanto no mar.

Apesar de seu visual espetacular, as trombas d’água têm curta duração, geralmente não ultrapassando cinco minutos, embora, em casos excepcionais, possam durar até dez minutos. Os ventos em uma tromba d’água podem superar os 100 km/h, tendo o potencial de causar grandes danos a embarcações. Se uma tromba d’água avança para terra firme, ela passa a ser classificada como um tornado, podendo causar danos ainda maiores. Contudo, trombas d’água que se transformam em tornados tendem a ser de baixa intensidade, normalmente classificadas como F0 ou F1.

Diferente dos tornados terrestres que comumente estão associados a tempestades de supercélulas, as trombas d’água podem se formar durante tempestades menores ou até mesmo em condições de chuva leve e certos tipos de nuvens. Este fenômeno ocorre quando ventos em direções opostas se encontram, criando uma linha de convergência ou cisalhamento. O movimento ascendente do ar transporta vapor de água para o céu, gerando tempestades e nuvens Cumulus, resultando na formação da tromba d’água.

Foi uma exibição rara e fascinante das forças da natureza, que certamente ficará na memória de quem testemunhou.

Com Metsul

 

Autor: Sirlei Benetti

Sirlei Benetti

Autor no site Sou Agro.

Notícias Relacionadas