Startup cria solução para que plantas utilizem melhor os insumos aplicados no campo
A Unibaio, startup de biotecnologia baseada em Mar del Plata, Buenos Aires, na Argentina, fundada por Matías Figliozzi, Claudia Casalongué, Vera Álvarez, María Florencia Salcedo e María Daniela Caprile, conquistou o primeiro prêmio de US$ 1 milhão (R$ 6 milhões na cotação atual) do Grow-NY 2024, uma competição internacional de negócios em alimentação e agricultura, sediado em Nova York, nos Estados Unidos, no mês passado. A empresa concorreu com outras 20 finalistas.
A premiação não foi à toa. A startup, que também tem um escritório em Nova York, oferece partículas de origem natural que se aderem aos ingredientes ativos de pesticidas e fertilizantes, permitindo que esses componentes penetrem nas plantas de maneira mais eficiente.
Um brinde ao espumante brasileiro
Réveillon 2025: saiba onde pode ter chuva durante a virada
Agora, a Unibaio planeja expandir sua equipe no país e lançar mais uma tecnologia nos primeiros meses de 2025, seu novo produto desenvolvido para ajudar os agricultores a reduzir até 80% o uso de agroquímicos e aumentar o rendimento comercializável.
“Ganhar o prêmio não se trata apenas do dinheiro, mas da validação do trabalho árduo, da inovação e da dedicação de nossa equipe para criar uma solução que terá um impacto duradouro na agricultura”, diz Figliozzi, que é o CEO da startup.
Ele falou que agora a atenção total está nos planos de expansão. “Isso nos ajuda a refinar nossa estratégia e nos preparar para crescer. Esta vitória nos permitirá ampliar nossas operações no norte de Nova York e contribuir para um sistema alimentar mais sustentável e resiliente”.
Claudia Casalongue, a CTO da startup de biotecnologia, afirma que o prêmio os incentiva a seguir avançando em tecnologias agrícolas sustentáveis. “Continuaremos avançando com a mesma dedicação para gerar soluções agrícolas que beneficiem tanto os produtores quanto o meio ambiente”.
A Unibaio faz parte do portfólio da SF500, um fundo de investimento e company builder localizado em Rosario, na Argentina, especializado em apoiar startups em estágio inicial, oferecendo financiamento e suporte estratégico para ajudar as empresas a crescerem e se desenvolverem.
A SF500 investe em startups que têm alto potencial de inovação, com foco em empresas que podem impactar de maneira significativa diversos setores. Desde o início de suas operações, em 2017, a SF500 já investiu em 24 startups.
O Grow-NY Food and Ag Summit é um desafio internacional dedicado à inovação e à tecnologia, com o objetivo de expandir e melhorar o desenvolvimento de alimentos e bebidas e da agricultura, e surgiu há seis anos, em Nova York.
Com mais de 1.800 startups conectadas desde seu início, a sexta edição atraiu 312 candidatos de 50 países, dos quais apenas 20 se tornaram finalistas. O desafio final consistiu em apresentar seus planos de negócio para uma audiência ao vivo e um painel de juízes.
Os critérios de premiação que orientaram os jurados a escolher a Unibaio foram: a viabilidade do modelo de negócios da startup, diversidade, qualidade, preparação e completude da equipe da empresa; o valor que oferece aos clientes, a inovação em agrotecnologia desenvolvida e, por fim, o potencial de crescimento e geração de empregos que a Unibaio pode trazer para a região.
A premiação também é um comprometimento. A startup vencedora é responsável por gerar um impacto regional duradouro no centro de Nova York, nos Lagos Finger e na sub-região Southern Tier, durante um período de 12 meses, criando oportunidades econômicas sustentáveis na região.
(Com Forbes)