Onde terá mais chuva esta semana

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? A semana que se inicia terá muita chuva em áreas do Norte, Centro-Oeste e do Nordeste do Brasil enquanto em grande parte do Sudeste e do Sul as precipitações são irregulares, embora possa chover forte localmente.

Na Região Norte, Rondônia, parte do Pará e Tocantins devem ter chuva bastante frequente e localmente volumosa. No Amapá, chove mais no Leste do estado com acumulados excessivos pela influência da Zona de Convergência Intertropical. A chamada ZCIT ainda provoca chuva com volumes excessivamente altos na Ilha de Marajó.

Bolha de calor com até 43ºC se expande e trará tardes escaldantes

Calor formará temporais isolados no sul do país

No Norte do Amazonas e em Roraima, a chuva diminui. Na Região Nordeste, a tendência é de uma semana com muita chuva em várias áreas da região. Há risco de novos episódios de inundações, como já ocorrem em Sergipe. Os mais altos volumes ocorrem na Bahia, Maranhão e no Piauí, mas pontos isolados dos demais estados também podem ter chuva forte.

No Centro-Oeste, a semana terá mais chuva no Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal com acumulados localmente elevados. Já no Mato Grosso do Sul, a chuva será bastante irregular, entretanto pontos isolados podem ter chuva bastante volumosa por conta de temporais associados ao forte calor.

Na Região Sudeste, a semana que começa deve ter mais chuva novamente em Minas Gerais, especialmente no Norte e no Leste do estado. Há risco de novos episódios de chuva extrema isolada, como o que atingiu neste domingo o Vale do Aço. As pancadas geradas pelo calor, isoladamente fortes, também afetam São Paulo, Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

No Sul do Brasil, a primeira metade da semana terá chuva escassa e apenas isolada por pancadas geradas pelo calor. Na segunda metade, a instabilidade aumenta e chove em maior número de cidades, embora de forma irregular. Devido ao calor, a chuva pode ser forte a intensa de forma localizada, acompanhando os temporais. Os maiores volumes no Sul do Brasil na semana devem ocorrer no Paraná. Destacamos que a chuva nesta época do ano se dá com a atmosfera aquecida sob ar tropical, assim que é provável que a chuva localmente possa ser forte e com temporais de raios, granizo e vento, em especial da tarde para a noite, tal como ocorre nos meses de verão.

(Com METSUL e Ronaldo Coutinho)

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas