Boletim Climático

Grande volume de chuva provoca dez mortes em São Paulo

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

Os temporais com elevados volumes de chuva no estado de São Paulo desde o fim de semana passado já deixaram um saldo de dez mortes, de acordo com levantamento da MetSul Meteorologia a partir das informações das autoridades paulistas.

Somente no fim de semana passado, entre os dias 21 e 22, seis mortes foram registradas em três cidades do estado de São Paulo, sendo quatro vítimas em Várzea Paulista em dois deslizamentos de terra, uma em Nova Odessa por enxurrada e uma sexta na cidade de São Paulo. O episódio mais grave se deu em Várzea Paulista, onde quatro pessoas, sendo três delas mãe e duas filhas crianças, morreram.

O deslizamento que matou a mulher e as filhas ocorreu na noite do último sábado. Horas depois, no domingo último, no mesmo bairro de Várzea Paulista, outro deslizamento de terra causou a morte de um homem. Ontem, sexta-feira, o município de Caieiras, região metropolitana de São Paulo, foi atingido por alagamentos e inundações.

Conforme as autoridades locais, um motociclista perdeu a vida ao ser atingido por um poste de luz que havia sido derrubado por uma árvore na Rodovia Presidente Tancredo de Almeida Neves.

Também ontem, um deslizamento de terra na zona rural de Taubaté atingiu uma casa e deixou três pessoas mortas. A tragédia ocorreu na tarde da sexta-feira após forte chuva. Outro homem ficou ferido e duas crianças escaparam.

Os acumulados de chuva somente nos últimos sete dias somam entre 100 mm e 200 mm na maioria dos municípios de São Paulo, mas algumas localidades acumularam mais de 200 mm e pontos isolados atingiram mais de 300 mm em apenas uma semana.

Nestes últimos dias de 2024 e no começo de 2025 os volumes de chuva no geral devem diminuir no estado de São Paulo, mas ainda podem ocorrer episódios isolados de chuva forte a intensa por temporais que devem ocorrer mais da tarde para a noite.

Com Metsul

(Sirlei Benetti/Sou Agro)