Casos de adulteração do leite reforçam a importância de fiscalização agropecuária

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Arquivo

Os recentes flagrantes de adulteração de leite identificados no estado do Rio Grande do Sul, onde foram apreendidas toneladas de produtos e a fórmula usada para a fraude, ressaltam a importância de uma fiscalização atuante e efetiva, papel desempenhado pelos auditores fiscais federais agropecuários.

Os profissionais da carreira têm a responsabilidade de garantir a qualidade e segurança dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros e também dos itens que seguem para o mercado internacional.

Fiagro Paraná irá gerar R$ 2 bilhões em negócios no campo

Inaugurado Colégio Agrícola de Goioerê

De acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a contaminação de alimentos não é apenas um risco à saúde pública, mas também compromete a confiança da sociedade nos produtos de origem animal e vegetal.

Para combater essas práticas criminosas, é imprescindível fortalecer os quadros de fiscalização por meio da reposição de profissionais via concurso público, além de oferecer melhores condições de trabalho aos auditores. A falta de pessoal, que há anos é denunciada pela entidade, compromete a capacidade de resposta frente a irregularidades e favorece a impunidade.

“O Anffa Sindical reafirma seu compromisso com a segurança dos alimentos e reitera a necessidade de que as autoridades competentes adotem medidas imediatas para ampliar e fortalecer a fiscalização agropecuária em todo o país. Casos de adulteração de alimentos não podem ser tolerados, e a proteção à saúde pública deve ser uma prioridade inegociável”, destacou o presidente da entidade, Janus Pablo Macedo.

(Com Anffa Sindical)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos, como o Jornal A Cidade e o Jornal do Oeste. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. De 2010 a 2020, foi repórter da Catve, afiliada da TV Cultura em Cascavel-PR. Desde 2021, é jornalista da Tarobá, em Cascavel, onde atualmente exerce as funções de coordenadora de reportagem e apresentadora. Em 2023, integrou a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Mais Notícias