Fonte: Pixabay

Chuva será frequente com temporais nesta semana no Sul do Brasil

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

O fim de semana é de predomínio do tempo firme com altas temperaturas no Sul do Brasil, mas a semana que se inicia será marcada pela instabilidade na região com chuva frequente e elevada probabilidade de temporais isolados, projetam os meteorologistas da MetSul.

O tempo já começou a mudar neste domingo com o ingresso de áreas de instabilidade a partir do Oeste do Rio Grande do Sul que trazem chuva para parte do estado gaúcho até o fim do dia, notadamente em pontos do Oeste e do Sul, mas podendo alcançar outras áreas como o Centro do estado.

Nesta segunda-feira, uma frente fria avançará pelo território gaúcho com aumento da cobertura de nebulosidade e chuva em diferentes pontos, embora no Norte do estado ainda predomina o ar quente. Com o sistema frontal retornará umidade que favorecerá a chuva. No decorrer da semana, a atmosfera sobre o Sul do Brasil seguirá com maior umidade presente, o que favorecerá a ocorrência de chuva frequente.

Inicialmente, a chuva atinge mais o Rio Grande do Sul. Ao longo da semana, entretanto, a maior umidade com chuva mais frequente deve atuar em Santa Catarina e no Paraná, apesar de que ainda chove de forma isolada em alguns dias no território gaúcho.

Como é comum nesta época com a atmosfera mais aquecida e instável, deverão se dar episódios isolados a muito isolados de chuva forte a intensa capazes de gerar elevados volumes em curto período com alagamentos e inundações repentinas. Além disso, as áreas de instabilidade poderão provocar temporais localizados de vento e queda de granizo, mas destacamos que não se projeta condição de onda de tempestades com episódios de tempo severo em muitas cidades. Serão ocorrências pontuais e isoladas.

CHUVA DIA A DIA

Sob uma atmosfera mais úmida e instável, com maiores índices de água precipitável, a chuva deve atingir o Sul do Brasil todos os dias desta semana, mas, saliente-se, não vai chover em todas as cidades diariamente. Conforme o dia, chove em mais ou menos pontos na Região Sul. E, uma vez que não chove o tempo todo, haverá momentos de melhoria com sol e nuvens.

A chuva tenderá a ser mais frequente no decorrer desta semana que começa em áreas entre a Metade Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o estado do Paraná com aumento da instabilidade ao longo da semana nos territórios catarinense e paranaense.

O QUE OS MODELOS MOSTRAM DE VOLUMES

Os volumes de chuva devem apresentar uma grande variabilidade local no decorrer da semana. Se algumas áreas podem ter acumulados até altos, em muitas outras deverá chover pouco. Em uma mesma microrregião geográfica poderá chover pouco ou muito, conforma a localidade.

Os dados indicam a possibilidade de acumulados elevados isolados no interior dos três estados do Sul, mas o que chama a atenção é a projeção de volumes altos a muito altos numa faixa que vai do extremo Norte do litoral gaúcho, perto de Torres, passa pelo Leste de Santa Catarina e chega ao Leste do Paraná.

Os modelos indicam muita chuva nestas áreas entre quarta e sábado com precipitação muito frequente e em alguns momentos persistente com períodos de moderada a forte intensidade, o que na soma de vários dias deverá determinar os volumes elevados a localmente muito altos.

Para assistir ao vídeo com a previsão do tempo para o Brasil, clique aqui.

Com Metsul

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias