Boletim Climático
Brasil terá mais chuvas no final de novembro
Entre quinta e sexta-feira, 22 de novembro, uma frente fria avança pela costa do Sudeste e vai ajudar a trazer o fluxo de umidade da Amazônia para o Sudeste. Isto vai fazer a chuva aumentar sobre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
No próximo fim de semana, essa frente fria continua se deslocando em direção ao Espírito Santo chegando à Bahia. Nesta situação, o corredor de umidade vai ser ainda mais direcionado para a Região Centro-Oeste e também para o Tocantins e sobre parte do Nordeste fazendo a chuva aumentar também nestas áreas. As condições oara chuva devem aumentar sobre a Bahia e até sobre Sergipe e o Piauí.
Novo sistema de alerta para desastres estará disponível em dezembro
Amazonas e Acre, mais afetados pela seca, devem receber chuvas mais fortes até o início da próxima semana. Em algumas regiões, os volumes podem ultrapassar 80 mm, o que pode dar um alívio da situação de tempo seco que afeta principalmente esses estados.
A chuva deve persistir em boa parte das regiões do Sul até sexta-feira. No entanto, a tendência é que o volume de chuva comece a diminuir gradualmente no Rio Grande do Sul a partir de quarta-feira. Segundo o mapa de acumulados previsto para a semana, os totais de precipitação poderão ultrapassar 60 mm em diversas áreas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e também no oeste e leste do Paraná.
Os maiores acumulados, porém, devem se concentrar na região central do Rio Grande do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no litoral norte do estado e na faixa sul de Santa Catarina, onde os volumes de chuva podem chegar a 150 mm até o fim da semana.
(Com Climatempo e Ronaldo Coutinho)