Senar inicia ações do Projeto Aquicultura Brasil

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: CNA

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) inicia, hoje (7), as ações do Projeto Aquicultura Brasil, parceria com o Ministério da Aquicultura e Pesca para levar Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) a dois mil produtores das cadeias produtivas da piscicultura, maricultura (ostras) e carcinicultura (camarão).

Treze estados participarão do projeto, começando por Santa Catarina, que vai atender inicialmente 150 produtores de piscicultura e maricultura. Serão feitas visitas às propriedades dos produtores rurais que vão receber o atendimento da ATeG por dois anos.

10 cidades entre as campeãs nacionais da pecuária e aquicultura

Produção de biometano pode gerar 20 mil empregos

“As primeiras visitas de campo do projeto são uma etapa fundamental para a implementação e monitoramento das atividades. Santa Catarina dá o primeiro passo e os demais seguem no processo de mobilização dos produtores e preparação da equipe técnica para iniciarmos as visitas nas outras 12 Regionais do Senar”, afirmou a assessora técnica, Júlia Barros.

A coordenadora da Assistência Técnica e Gerencial no Senar Santa Catarina, Paula Araújo Nunes, explica que em outubro a instituição vai começar o atendimento de três grupos de produtores de piscicultura nas regiões Sul e no Vale do Itajaí. Em novembro, será a vez dos produtores de maricultura (algas, ostras e mexilhões) em Florianópolis.

“Santa Catarina é o maior produtor de ostras do país, responsável por mais de 90% da produção nacional e o terceiro maior produtor de tilápia. Essa iniciativa é muito importante para impulsionar a profissionalização dos piscicultores e maricultores, desenvolvendo ainda mais essa importante cadeia produtiva no estado.”

Os outros estados são: Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins. A previsão é que o atendimento nessas regiões comece nos próximos meses.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias