ESPECIAIS
Novo curso utiliza derivados da abelha para produzir cosméticos e velas
Após solicitações de diversos sindicatos rurais do Paraná, o Sistema FAEP está colocando o curso “Artesanato com produtos apícolas” de forma permanente no seu catálogo. O treinamento, até então realizado de modo pontual e sob demanda, trabalha a produção de biocosméticos, como sabonetes, cremes e hidratantes labiais e peças artesanais, como velas e panos encerados (utilizados para acondicionar e transportar alimentos) feitos a partir de cera de abelha, própolis e mel. A capacitação vai permitir que produtores rurais que já trabalham com apicultura e/ou meliponicultura possam agregar renda.
Segundo a instrutora Silvana Damin, doutora em Biologia com experiência na área de biotecnologia, cada produto é feito a partir de matérias-primas produzidas pelas abelhas. “O primeiro passo é fabricar esses produtos com os insumos que eles mesmo produzem dentro da propriedade, quando os alunos também são apicultores. Inicialmente eles fazem para a própria família, para presentear, mas conforme vão pegando o jeito já começam a pensar na comercialização também”, analisa.
Sistema FAEP fomenta ideias sobre sucessão familiar
Estudantes de ensino médio aprendem sobre o cultivo da banana
No início de agosto ocorreu a turma-piloto com nove participantes da nova formação, no Sindicato Rural de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que possui uma sala de aula equipada com cozinha. O novo título já está disponível no catálogo de cursos do Sistema FAEP.
Para a produtora Arlete Dalberti, que participou da turma-piloto em Colombo, o interesse principal é utilizar os insumos das colmeias de meliponídeos que mantêm na propriedade para fazer produtos para a família. “Sempre gostei de produtos naturais em geral e é possível fazer esses cosméticos em casa mesmo”, afirma Arlete, aluna frequente das capacitações do Sistema FAEP.
Segundo a mobilizadora do Sindicato Rural de Colombo, Carolina Nodari, de forma geral, os participantes buscam dois objetivos com o curso. “A maioria tem objetivo de agregar esse conhecimento para geração de renda adicional, mas também há aqueles que buscam como um hobby”, afirma.
O curso “Artesanato com produtos apícolas” tem 24 horas de duração, divididas em três dias. O material didático traz diversos conteúdos sobre produção, uso das matérias-primas, além de sete formulações de biocosméticos, seis de velas e uma de pano encerado. “Essas informações dão a base para que os alunos possam produzir uma gama enorme de produtos”, destaca a instrutora Silvana.
A inscrição para esse e outros cursos do Sistema FAEP está disponível no site sistemafaep.org.br. Todos os treinamentos da entidade são gratuitos e com entrega de certificado aos concluintes.
(Com FAEP)