Santa Catarina discute Lei Estadual das Ferrovias
A elaboraรงรฃo da Lei Estadual de Ferrovias foi um dos principais temas discutidos pelo Grupo de Trabalho (GT) das Ferrovias durante reuniรฃo realizada nesta sexta-feira,13, na sede da Facisc, em Florianรณpolis. Os membros do GT acompanharam a apresentaรงรฃo de uma minuta da Lei, feita pela equipe da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), e agora novas contribuiรงรตes poderรฃo ser feitas pelos integrantes, antes do texto final ser encaminhado pelo governador Jorginho Mello para a Assembleia Legislativa.
Um dos objetivos da criaรงรฃo de uma Lei Estadual de Ferrovias รฉ que o Estado tenha um instrumento legal e autonomia para autorizar a concessรฃo de novos trechos ferroviรกrios em seu territรณrio, que possa receber da Uniรฃo trechos existentes, administrรก-los ou realizar concessรตes.
Clima reduz em 21,4 milhรตes de toneladas a safra de grรฃos
Brasil exporta 31,8 milhรตes de sacas de cafรฉ em 2024
โA Lei das Ferrovias, serรก um texto construรญdo conjuntamente, jรก temos uma minuta, mas agora a ideia รฉ que algumas contribuiรงรตes possam aperfeiรงoar esse texto. Assim como o Paesc, que nรณs abrimos para as contribuiรงรตes das instituiรงรตes, vamos fazer com a Lei das Ferrovias e com o PELTโ, afirma o secretรกrio da SPAF, Ivan Amaral.
โMais uma vez o Governo e a Secretaria demonstram que nรณs precisamos dialogar, conversar. E aqui estรก mais um exemplo disso. A gente conversa, discute as leis, os programas, os projetos, que sรฃo de interesse da comunidade como um todo. Santa Catarina ganha, com isso, a logรญstica de Santa Catarina ganha, o empresรกrio, a comunidade como um todo ganha. Isso cada vez mais faz com que o empresรกrio consiga investir mais, consequentemente temos mais recursos pro governo investir em outras รกreasโ, acrescenta o presidente daย Facisc, Elson Otto.
Alรฉm desse debate sobre a Lei Estadual, os membros do GT tambรฉm foram atualizados sobre o andamento dos projetos ferroviรกrios que estรฃo em desenvolvimento, sobre as discussรตes em torno das antecipaรงรตes das renovaรงรตes das concessรตes.
Sobre oย Plano Estadual de Logรญstica de Transportes (PELT), uma das necessidades apontadas peloย GT em 2023, e que foi contratada pelo Governo do Estado, haverรก um novo encontro na prรณxima sexta-feira (20/9). Representantes daย INFRA SA, empresa que realizarรก o trabalho, estarรฃo em Florianรณpolis para apresentar a metodologia de trabalho, que incluirรก a participaรงรฃo das instituiรงรตes organizadas, e tambรฉm receberรฃo a Ordem de Serviรงo para o inรญcio dos trabalhos.
O GT das Ferrovias foi criado pelaย SPAFย em 2023 para acompanhar os projetos ferroviรกrios em desenvolvimento no estado e discutir encaminhamentos para o setor. Participaram do GT representantes do setor pรบblico, empresarial, empresas concessionรกrias, os portos de Santa Catarina, e o senador Beto Martins.