Ondas de calor e geadas: esse é o clima pelo Brasil

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

O Sul do Brasil registra frio abaixo de zero de até 4ºC negativos e geada enquanto cidades do Norte, do Centro-Oeste e o Sudeste seguem enfrentando uma onda de calor com temperaturas que durante a tarde ficam próximas ou acima dos 40ºC. Nesta sexta-feira, o Rio Grande do Sul amanheceu com temperaturas mínimas negativas de -2,9ºC em São José dos Ausentes; -1,9ºC em Pinheiro Machado; -1,8ºC em Cambará do Sul; e -0,5ºC em Soledade.

A geada cobriu os Campos de Cima da Serra e foi forte em algumas cidades. Grande parte do interior gaúcho amanheceu com marcas ao redor ou abaixo de 5ºC. Na região metropolitana, os termômetros indicaram 4,1ºC em Gravataí; 4,2ºC em Nova Santa Rita; 4,5ºC em Canoas; 6,2ºC em Campo Bom; 6,8ºC em Viamão; e 7,1ºC em São Leopoldo.

Após pedido da FAEP, Paraná decreta situação de emergência

Seca e incêndios derrubam safra de cana

Em Porto Alegre, a menor temperatura foi observada na estação da Secretaria da Agricultura no bairro Lami, no extremo Sul da cidade, com 5,9ºC. Também no Sul da capital, a temperatura desceu a 7,7ºC em Belém Novo. Fez 8,9ºC na estação automática do Jardim Botânico. Já no estado de Santa Catarina, as mínima sexta-feira igualmente caíram abaixo de zero e se concentraram na região do Planalto Sul. As menores marcas hoje cedo na região foram de -4,1ºC em São Joaquim; -1,4ºC em Urubici; -0,7ºC em Urupema; e -0,1ºC em Painel.

Enquanto isso, no Centro do Brasil, o calor não dá trégua. Ontem, as máximas foram a 41,7ºC em Aragarças (GO); 40,8ºC em Guarantã do Norte (MT); 40,8ºC em Pedro Afonso (TO); 40,3ºC em Balsas (MA); 40,0ºC em Santa Maria das Barreiras (PA); 39,1ºC em Boa Vista (RR); 38,7ºC em Bebedouro (SP); e 38,2ºC em Humaitá (AM).

Forte geada no amanhecer desta sexta-feira em São Francisco de Paula (RS) |
FOTO: NILSON WOLFF

A influência da massa de ar frio cede e ar quente ingressa no Sul do Brasil durante o fim de semana com tardes de calor entre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e o Paraná. No Centro-Oeste e no Sudeste, o calor aumenta em várias cidades no fim de semana e a temperatura se mantém muito alta em parte do Nordeste e grande parte do Norte do Brasil.

(Com METSUL)

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Mais Notícias