EXTREMO: Além do calor qualidade do ar ficará insalubre durante a semana

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Calor extremo, seca, fogo e fumaça. O Brasil terá mais uma semana com condições do tempo extremas com uma massa de ar extremamente seca e quente cobrindo quase todo o território nacional, trazendo temperaturas muito altas em grande número de estados e umidade relativa do ar baixíssima.

A onda de calor vai se intensificar e e atingir o seu máximo de intensidade no Brasil nesta semana com marcas acima de 40ºC em vários estados e que vão se estender para o Sul do Brasil com o avanço de ar muito quente para áreas mais meridionais do país. Mesmo o Sul do Brasi vai sofrer com o calor intenso a extremo.

Cal pode usada como protetor solar de plantas

Pecuária carbono zero: produção à base de pastagens

No Paraná, a semana quase toda será muito quente com marcas perto e acima de 40ºC em muitas cidades. Em Santa Catarina, o calor será igualmente excessivo nesta semana com marcas em diversas cidades acima de 35ºC e que em alguns municípios podem ficar ao redor e talvez acima dos 40ºC, especialmente na segunda metade da semana com uma condição pré-frontal.

No Rio Grande do Sul, a temperatura já foi a quase 37ºC no Noroeste gaúcho ontem e hoje o calor segue forte no Noroeste e no Norte do estado. Amanhã e na quarta-feira, as altas temperaturas tomam conta de grande parte do território gaúcho com máximas até 10ºC a 15ºC acima do que é normal para setembro.

Em estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil, a temperatura sobe ainda mais com o pior ocorrendo entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Cuiabá seguirá com a sequência de dias acima de 40ºC e na segunda metade da semana pode ter marcas de 43ºC a 45ºC. No estado de São Paulo, máximas acima de 35ºC em diversas cidades e que ficam perto de 40ºC no Oeste, no Centro e no Norte do estado.

 

Na cidade de São Paulo, haverá dias com máximas perto e acima de 35ºC. Quarta, quinta e sexta devem ser dias escaldantes na capital paulista com marcas de 35ºC a 37ºC, mas que podem ser superiores em alguns pontos. O Rio de Janeiro também deve sofrer com calor excessivo na segunda metade da semana com máximas ao redor de 40ºC na capital fluminense. O calor seguirá acompanhado de ar extremamente seco. Valores de umidade de deserto são esperados em centenas de cidades do país nesta semana com marcas perto e abaixo de 10% de umidade relativa do ar durante a tarde. O Centro-Oeste, o Sudeste e parte do interior do Nordeste sofrerão com os menores índices de umidade.

O calor extremo e o tempo seco seguirão favorecendo um grande número de queimadas no país com risco muito alto a extremo de fogo em vegetação. Além disso, haverá um aumento da fumaça sobre o Norte, o Centro e o Sul do Brasil nesta semana que vem das queimadas na Bolívia, região amazônica e Paraguai com redução de visibilidade. A soma de fumaça vinda de regiões distantes com de queimadas locais fará com que a qualidade do ar fique ruim a muito ruim em uma extensa área do território brasileiro. Em algumas cidades, especialmente do Centro-Oeste e do Norte, a qualidade do ar vai atingir níveis péssimos e insalubres, o que vai exigir o uso de máscaras.

(Com Metsul)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias