Foto: Assessoria Comunicação/ CNA

CNA premia vencedores do Prêmio Brasil Artesanal de Mel

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Assessoria Comunicação/ CNA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) anunciou, na quarta (11), os vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal de Mel 2024. O concurso contemplou 10 produtos em duas categorias – mel claro e mel escuro.

A cerimônia foi realizada na sede da CNA, em Brasília (DF) e também comemorou a 10ª edição do concurso de qualidade, reconhecimento e valorização do produtor. Na abertura da cerimônia, o presidente da CNA, João Martins, destacou a importância do prêmio para a cadeia produtiva do mel e para os produtores rurais.

Aluna transforma projeto do JAA em negócio

Artesanato em lã e pele ovina será mapeado

“O Sistema CNA/Senar tem o compromisso de desenvolver ações para melhorar a vida do produtor rural brasileiro. Com essa intenção, criamos o Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais, para agregar valor aos produtos elaborados pelos pequenos e médios produtores”, disse João Martins.

João Martins, presidente da CNA
João Martins, presidente da CNA

Ele também ressaltou que o objetivo do concurso é reconhecer a qualidade dos produtos artesanais. Segundo Martins, a CNA é uma casa para aqueles que querem produzir com qualidade, que muitas vezes se desafiam na atividade e se destacam pela competência.

Além dos finalistas do prêmio e seus familiares, o evento contou com a presença de diretores do Sistema CNA/Senar, presidentes de federações estaduais, além de dirigentes e representantes do setor empresarial e produtivo.

O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, avaliou o reconhecimento alcançado pelo prêmio. “A CNA enxerga que a melhor forma de você conseguir levar renda ao produtor é ter orientação técnica e gerencial de qualidade e buscar a oportunidade de agregar valor ao que ele produz. E esse concurso mostrou a qualidade do mel brasileiro”, disse.

Durante a cerimônia os participantes puderam degustar os méis vencedores do concurso 2024
Durante a cerimônia os participantes puderam degustar os méis vencedores do concurso 2024

O gerente de Competitividade do Sebrae Nacional, Fábio Krieger, frisou a importância de valorizar produtos de qualidade e que representam a tradição, a cultura e o esforço dos produtores. “À medida que a produção e a produtividade evoluem, é essencial que esses produtos sejam reconhecidos e valorizados”.

Esta edição do prêmio foi realizada pela CNA, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (CBA) e Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (Ebram).

Vencedores – Na categoria de mel claro, em primeiro lugar ficou a produtora rural Adriana de Bortoli, do Apiário Máximo, no município de Jaquirana (RS). Na segunda posição ficou o produtor Nivaldo Alves da Silva, do Apiário Sul de Minas, de Itajubá (MG). O terceiro lugar foi para Verno Luís, proprietários do Mel Três Coqueiros, no município de Maravilha (SC).

Durante a cerimônia de premiação, Adriana Bertoli, expressou sua gratidão pela conquista do primeiro lugar, destacando o apoio do Sistema CNA/Senar e parceiros na realização do concurso. Ela também lembrou a trajetória de sua família na apicultura.

“Em 2008, eu e meu marido começamos a trabalhar com apicultura. Em 2019, infelizmente, meu marido faleceu. A Juliana, nossa filha, foi fundamental para continuarmos com o nosso sonho de manter a apicultura em nossa família. Ela sempre nos ajudou, e temos o suporte de toda a nossa família. Ela sempre nos ajudou, e temos o suporte de toda a nossa família. É por meio da sucessão familiar, com a inserção de mais jovens na apicultura que vamos crescer o setor”, disse emocionada.

Adriana de Bortoli, do Apiário Máximo (RS), recebeu o prêmio do presidente da CNA
Adriana de Bortoli, do Apiário Máximo (RS), recebeu o prêmio do presidente da CNA

O vencedor da categoria de Mel Escuro foi o produtor rural Valdinei da Conceição, do Mel Pantaneiro, de Corumbá (MS). A segunda posição foi conquistada pelo produtor Tiago Tineli, da Tineli Apicultura, de Salto Veloso (SC). A terceira posição ficou para a produtora Fernanda Cordova, do Apiário Rainha da Serra, do município de Lages (SC).

Valideni falou sobre o que prêmio representa para ele. “Agradeço por esta oportunidade de estar aqui representando o meu estado do Mato Grosso do Sul, o município de Corumbá, a Associação dos Apicultores de Corumbá, e toda a agricultura familiar do meu estado. Tivemos grandes parceiros em toda a nossa trajetória até chegar aqui”, destacou.

Valideni da Conceição (microfone) e Fabiano Moura, do Mel Pantaneiro, de Corumbá (MS)
Valideni da Conceição (microfone) e Fabiano Moura, do Mel Pantaneiro, de Corumbá (MS)

Dentre os parceiros, o vencedor do concurso na categoria Mel Escuro, destacou a atuação da Assistência Técnica (ATeG) e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “Os técnicos que nos atenderam fizeram grande diferença na nossa propriedade”, afirmou.

Confira aqui a relação completa dos vencedores do concurso.

A assessora técnica da CNA e organizadora do Prêmio CNA Brasil Artesanal, Fernanda Regina Silva, avaliou o reconhecimento do trabalho dos vencedores.

“Promover o evento, reconhecendo o trabalho o trabalho deles, é muito especial. Foram longo cinco meses da realização do maior concurso de méis do Brasil, onde analisamos 205 amostras com júri técnico, júri popular e avaliação da história do produto. Esses dez produtores estão aqui hoje estão fazendo a história da apicultura brasileira”, disse Fernanda.

Os cinco primeiros colocados do concurso, nas quatro categorias, receberam certificados e prêmios em dinheiro. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféus e um Selo de Participação (Ouro, Prata ou Bronze, conforme a classificação) do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 – Mel.

Concurso premiou produtores de mel da Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Concurso premiou produtores de mel da Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Durante a cerimônia, os organizadores destacaram que dados do IBGE mostram que o país tem cerca de 101 mil estabelecimentos agropecuários com apicultura. Em 2022 foi registrado um recorde de produção, com 60 mil toneladas, aumento de 9,5% em relação a 2021. Com essa produção, o Brasil alcançou a marca de nono maior produtor de mel do mundo.

Prêmio CNA Brasil Artesanal – A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

A Confederação promove o Prêmio CNA Brasil Artesanal desde 2019. Já foram realizados concursos para fazer o reconhecimento de produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças e charcutaria, azeites, vinhos tintos e espumantes e cafés especiais. Atualmente, estão abertas as inscrições para a edição de cerveja do concurso.

Assista toda a cerimônia

Confira as fotos da premiação no Flickr do Sistema CNA/Senar.

 

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas