Brasil amplia mercados e volume de exportações do agronegócio

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

FOTO: FEAGRO
Nos primeiros sete meses de 2024, o Brasil registrou um desempenho expressivo nas exportações de produtos agrícolas. Entre os principais itens exportados destacam-se os produtos florestais, cereais, farinhas e preparações.

Nos últimos 12 meses, de agosto de 2023 a julho de 2024, as exportações do agronegócio brasileiro totalizaram US$ 167,41 bilhões, um crescimento de 3,2% em comparação aos US$ 162,24 bilhões registrados nos 12 meses anteriores. O agronegócio continua a desempenhar um papel essencial na balança comercial do Brasil, representando 49,3% do valor total das exportações entre janeiro e julho de 2024.

Colheita recorde de milho no Brasil avança rápido

Brasil pode aumentar área de plantio de soja sem desmatar

Na última semana o Ministério da Agricultura (Mapa) anunciou a abertura de mais dois mercados para produtos do agronegócio brasileiro, elevando para 99 o número de novos mercados conquistados em 2024. O ministro Carlos Fávaro destacou que a retomada da credibilidade do Brasil junto a parceiros comerciais, aliada ao trabalho técnico qualificado, tem gerado cada vez mais oportunidades de negócios. “Este é um resultado que vai além do agronegócio; é um ganho que se reflete em mais empregos para a população à medida que novos mercados são abertos”, afirmou.

As novas aberturas de mercado não se limitam à exportação de produtos já consolidados, como carnes e soja, mas também incluem uma variedade de itens agropecuários, como pescados, sementes, gelatina, colágeno, ovos, açaí em pó, café verde, além de embriões e sêmen. Essa diversificação reflete a eficácia do sistema sanitário brasileiro e a capacidade de adaptação do setor agropecuário a diferentes demandas internacionais.

 

(Com FEAGRO)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias