Frio: Paraná sai do congelador para a geladeira; Sul segue em alerta laranja
No Rio Grande do Sul, “frio de renguear cusco! Em Santa Catarina “frio de encarangar”. No Paraná “Pega a japona!”. E não é pra menos. De domingo pra cá os estados do Sul viveram dias congelantes.
O Inmet ainda mantém o alerta laranja, informando que as temperaturas podem ainda seguir congelantes.
Projeto propõe enterro de pets no mesmo jazigo de donos
Tourinhos holandeses são importados para melhorar genética do rebalho Brasileiro
Segundo o Metsul o Rio Grande do Sul experimentou nesta segunda-feira mais uma vez um amanhecer com marcas congelantes. Ontem, estação em Pinheiro Machado, no Sul do estado, teve mínima de -7ºC.
Hoje, a mesma estação registrou mínima na casa de -6ºC. Todas as regiões do Rio Grande do Sul com exceção do litoral anotaram marcas abaixo de zero na madrugada e no amanhecer desta segunda. As menores marcas se deram nas áreas de maior altitude, notadamente na Serra do Sudeste e nos Campo de Cima da Serra.
Como é comum quando a massa de ar frio se encontra estabilizada, com vento fraco ou calmo durante a noite, diferentemente do que ocorre no seu ingresso em que as mais baixas temperaturas se dão nos topos, as mínimas hoje se concentraram em baixadas. Em São José dos Ausentes, por exemplo, a mínima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, que fica sobre um morro, foi de -0,3ºC. Já estação particular em baixada indicou -5,3ºC.
Com o frio intenso, todas as regiões do Rio Grande do Sul amanhecer nesta segunda-feira com geada. A geada foi forte em muitas localidades e geou em Porto Alegre e em todo o interior.
PARANÁ
No Paraná, o frio começa a perder força. Não há previsão de chuva para os próximos dias. O Simepar informa que na terça-feira, o tempo continua estável sobre o Paraná e com predomínio de sol sobre as regiões paranaenses. A massa de ar frio segue perdendo força, mas ainda faz frio no amanhecer, especialmente do sudoeste ao leste do estado. Aumentam também as chances para formação de nevoeiros entre a madrugada e o amanhecer nesses setores. Do oeste ao norte, as temperaturas ficam mais elevadas durante a tarde. Nas demais regiões, os valores ainda ficam amenos. Baixos índices de umidade relativa do ar devem ser registrados durante a tarde.
10 Menores temperaturas no Brasil em 2024
(Inmet, Epagri-Ciram e Simepar)
1) -7,8°C São Joaquim/Caminhos da Neve (SC) – recorde do ano
2) -7,2°C Urupema/morro de Urupema (SC) – recorde do ano
3) -5,7°C Urubici/Vacas Gordas (SC)
4) – 4,9°C Bom Jesus/Basf
5) -4,5°C São José dos Ausentes (RS) – recorde do ano
6) -4,1°C Painel/Pinheiros Altos (SC)
7) -3,7°C Quaraí (RS) – recorde do ano – recorde do ano
8) -3,5°C General Carneiro (PR) – recorde do ano
9) -3,3°C Bocaina do Sul (SC)
10) – 3,2°C Fraiburgo/fazenda Liberata (SC)