FOTO: comunicação São Gabriel (Divulgação)

São Gabriel contabiliza R$ 170 milhões de prejuízo na safra de soja

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
FOTO: comunicação São Gabriel (Divulgação)

Com a trégua da chuva em algumas cidades, famílias e autoridades dos municípios já trabalham na limpeza das ruas e casas no Rio Grande do Sul. Este é o caso de São Gabriel, conforme explicou o prefeito, Lucas Menezes, ao vivo para a Rádio CDN (93.5 FM) no sábado (4). Conforme dados da Defesa Civil, seriam mais de 1,7 mil pessoas afetadas direta e indiretamente pela cheia do Rio Vacacaí.

A prefeitura disponibilizou colchões, cobertores e alimentos no local, mas solicita mais itens, como material de limpeza e utensílios para casa. Além disso, já foi contabilizado prejuízo na cultura da soja.

Canoas ordena evacuação de 11 bairros; 50 mil pessoas estão nas áreas de risco

Novo sensor para irrigação gera economia e produtividade

“Felizmente, não tivemos nenhuma vítima fatal. Cumprimos uma situação de retirada das pessoas das zonas de risco e colocamos todas em segurança. O rio já começou a baixar, estamos abaixo da cota de 6 metros. Isso permite que as famílias retornem as suas casas. Começamos a partir deste sábado, a limpeza das vias e das residências atingidas. Também solicitamos a doação de donativos, móveis e utensílios para repor nestas residências. Recebemos já muitas doações e somos muito gratos por isso”, disse o prefeito.

Um relatório disponibilizado pela Emater para a prefeitura estimou um prejuízo de R$ 170 milhões apenas na safra de soja. Por conta disso, há a expectativa de que o local possa contar também com recursos estaduais e federais durante o processo de reconstrução. São Gabriel é uma das cidades que decretaram estado de emergência por conta das chuvas.

“Recebi na sexta o relatório da Emater e, somente na safra da soja, temos um prejuízo de milhões em São Gabriel. Isso vai impactar nos cofres do município, na arrecadação, e é fundamental termos esse suporte para conseguirmos enfrentar essa situação e reestabelecer a infraestrutura, para que, assim, o município retome a sua vida normal”, complementou o prefeito.

(Com Diário SM)

 

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias