Projetos de ferrovias de SC são discutidos em audiência pública

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

FOTO: ASCOM/SPAF

Os projetos de ferrovias que estão em desenvolvimento no Estado de Santa Catarina foram tema de uma audiência pública em Joaçaba. O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, participou do evento proposto e realizado pela Câmara de Vereadores do município. Prefeitos, vereadores, representantes da sociedade organizada e comunidade regional participaram do evento.

“Os projetos estão sendo desenvolvidos por empresas contratadas pelo Estado e a determinação do governador Jorginho Mello é para levarmos o tema para o conhecimento e o debate junto à população, especialmente nas regiões que melhor serão atendidas” afirma o secretário da SPAF, Beto Martins.

Paranaenses atendem mais de mil animais resgatados no RS

Novo serviço de proteção das lavouras no PR: Alerta Geada

Atualmente Santa Catarina tem dois projetos em desenvolvimento. Um deles, de 319 quilômetros entre as cidades de Chapecó e Correia Pinto, e outro, de 62 quilômetros, entre Navegantes e Araquari. O investimento do Estado é de cerca de R$ 32 milhões. A previsão de conclusão é abril de 2025.

O projeto prevê um terminal de cargas em Joaçaba, o que coloca o município diante de perspectivas de oportunidades de negócios e desenvolvimento.

Durante a audiência pública, o secretário Beto Martins fez relatos sobre o desenvolvimentos dos projetos, escolha dos traçados, que levou em conta a menor necessidade de túneis e obras de arte (pontes). O custo estimado da ferrovia entre Chapecó e Correia Pinto é de 2 bilhões de dólares.

O secretário também aproveitou a audiência pública para relatar sobre o trabalho de coleta de dados em campo, que está sendo realizado pelas empresas contratadas e a importância que a colaboração da comunidade tem nesta etapa.

“É um momento importante de todo o projeto. As sondagens determinam os tipos de solos, espessura, propriedades do solo em termos de resistência e nível do lençol freático e darão informações precisas para conclusão dos projetos”, completa Martins.

Aeroporto de Joaçaba

O secretário aproveitou a passagem por Joaçaba para fazer uma vistoria no Aeroporto Santa Terezinha, que nos últimos anos recebeu investimentos para revitalização e melhorias. Atualmente o Aeroporto atende a aviação geral com voos executivos e atendimentos de saúde e segurança.

(Com ASCOM/SPAF)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas