FOTO: ASCOM/SPAF

Projetos de ferrovias de SC são discutidos em audiência pública

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
FOTO: ASCOM/SPAF

Os projetos de ferrovias que estão em desenvolvimento no Estado de Santa Catarina foram tema de uma audiência pública em Joaçaba. O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, participou do evento proposto e realizado pela Câmara de Vereadores do município. Prefeitos, vereadores, representantes da sociedade organizada e comunidade regional participaram do evento.

“Os projetos estão sendo desenvolvidos por empresas contratadas pelo Estado e a determinação do governador Jorginho Mello é para levarmos o tema para o conhecimento e o debate junto à população, especialmente nas regiões que melhor serão atendidas” afirma o secretário da SPAF, Beto Martins.

Paranaenses atendem mais de mil animais resgatados no RS

Novo serviço de proteção das lavouras no PR: Alerta Geada

Atualmente Santa Catarina tem dois projetos em desenvolvimento. Um deles, de 319 quilômetros entre as cidades de Chapecó e Correia Pinto, e outro, de 62 quilômetros, entre Navegantes e Araquari. O investimento do Estado é de cerca de R$ 32 milhões. A previsão de conclusão é abril de 2025.

O projeto prevê um terminal de cargas em Joaçaba, o que coloca o município diante de perspectivas de oportunidades de negócios e desenvolvimento.

Durante a audiência pública, o secretário Beto Martins fez relatos sobre o desenvolvimentos dos projetos, escolha dos traçados, que levou em conta a menor necessidade de túneis e obras de arte (pontes). O custo estimado da ferrovia entre Chapecó e Correia Pinto é de 2 bilhões de dólares.

O secretário também aproveitou a audiência pública para relatar sobre o trabalho de coleta de dados em campo, que está sendo realizado pelas empresas contratadas e a importância que a colaboração da comunidade tem nesta etapa.

“É um momento importante de todo o projeto. As sondagens determinam os tipos de solos, espessura, propriedades do solo em termos de resistência e nível do lençol freático e darão informações precisas para conclusão dos projetos”, completa Martins.

Aeroporto de Joaçaba

O secretário aproveitou a passagem por Joaçaba para fazer uma vistoria no Aeroporto Santa Terezinha, que nos últimos anos recebeu investimentos para revitalização e melhorias. Atualmente o Aeroporto atende a aviação geral com voos executivos e atendimentos de saúde e segurança.

(Com ASCOM/SPAF)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas