Problemas de cascos compromete saúde e bem-estar de bovinos

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: divulgação

As afecções podais, também conhecidas como problemas de cascos, são comuns em bovinos leiteiros e de corte e podem ter várias causas, incluindo genética, manejo, ambiente e nutrição inadequados. “Em confinamento, por exemplo, a umidade pode se acumular no solo, tornando-o macio. Isso pode levar à erosão dos cascos e aumentar o risco de infecções bacterianas e podridão do casco”, explica o médico-veterinário Fernando Santos, gerente nacional de vendas de grandes animais da Syntec do Brasil.

Os prejuízos econômicos são significativos, já que o problema interfere na produtividade, aumenta os custos com tratamentos veterinários e pode levar até a perda de animais. “Os animais podem ter desde uma claudicação leve até a incapacidade de permanecer em estação ou dificuldade em se locomover. Além disso, esses problemas causam dor e desconforto, afetando sua saúde e bem-estar”, ressalta o veterinário.

Certificado fitossanitário eletrônico facilitará exportações brasileiras

Paraná bate recorde de exportações para um 1º quadrimestre

De acordo com o veterinário da Syntec, os pecuaristas devem tomar alguns cuidados de manejo para evitar o problema, como dieta balanceada, ambiente limpo e seco, manejo adequado do rebanho e inspeções regulares dos cascos para identificar precocemente qualquer problema e tratar adequadamente. “Ausência de uso do pedilúvio, pisos abrasivos, ambiente com solo úmido, traumas, falta de conforto nas instalações, problemas nutricionais, ocorrência de doenças sistêmicas e a predisposição genética. Todos podem provocar problemas nos cascos. É importante fazer uma análise em todos esses pontos críticos citados para a prevenção das afecções podais e caso diagnosticado, fazer o tratamento o mais breve possível”.

Para auxiliar os criadores, a Syntec do Brasil disponibiliza Oxitetraciclina L.A 20%, antibiótico injetável de amplo espectro de ação. O produto é indicado para infecções locais e sistêmicas causadas por micro-organismos gram-positivos e gram-negativos.

(Com Syntec)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas