Foto: Prefeitura de Querência do Norte

Gestão da água: Comitês de bacias hidrográficas se reúnem

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Prefeitura de Querência do Norte

Os Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (Coaliar) e Baixo Ivaí e Paraná 1 se reúnem na próxima semana para dar continuidade à agenda de encontros ordinários deste ano. Nos dois casos, haverá ainda palestras com especialistas do Rio de Janeiro e Maringá para a troca de experiências sobre gestão e proteção dos recursos hídricos.

O primeiro encontro da semana será a 29ª Reunião Ordinária do CBH Coaliar, na quarta-feira (17), às 9h30, com a palestra de integrante do CBH da Baía de Ilha Grande (CBH BIG), de Angra dos Reis (RJ), Flávio Mochinski, sobre a cobrança pelo uso dos recursos hídricos em sua região de abrangência, assunto que norteou o 1º Workshop sobre cobrança para os CBHs paranaenses, realizado em março deste ano.

SC reforça medidas em eventos com aglomeração de aves

Adubo express: Equipamento faz compostagem em 45 minutos

No dia seguinte, quinta-feira (18), às 9h, será a vez dos integrantes do CBH Baixo Ivaí e Paraná 1 realizarem a 13ª Reunião Ordinária. Entre as pautas está a palestra sobre as águas subterrâneas e planos de bacias hidrográficas, ministrada pelo representante da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), Hermam Vargas.

Para o público externo interessado em acompanhar as discussões, os Comitês transmitem ao vivo as reuniões pelo canal dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná no YouTube.

COMITÊS – As reuniões estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês com o apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria executiva.

GESTÃO DA ÁGUA – Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH/PR, e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010.

Eles são constituídos por representantes do Poder Público, setores usuários e Sociedade Civil Organizada, os quais compartilham responsabilidades na gestão dos recursos hídricos.

(Com AEN/PR)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias