Verão se despede com calor e chuvas isoladas, outono começa da mesma forma  

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

A semana começou ainda com a sensação de calor no Paraná, mas menos intenso entre o sul e parte do leste. Diante desta condição, há possibilidade de registro de temporal, especialmente entre o oeste e norte do estado.

Verão se despede

A terça-feira, último dia do verão, as temperaturas seguem altas, no geral, superando os 30°C na maioria dos municípios paranaenses. As condições para chuvas permanecem, preferencialmente, entre a tardes e a noite.

Outono chega com clima abafado

O outono tem início às 0h06 desta quarta-feira (20) e termina às 17h51 de 20 de junho. Segundo a previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o primeiro dia da estação será abafado e quente, seguindo o ritmo dos últimos dias, o que favorece a formação de áreas de instabilidade a partir do período da tarde. A menor temperatura prevista é 19 ºC em Guarapuava e as maiores serão em Paranaguá, Guaíra e Foz do Iguaçu (25 ºC).

Os primeiros dias de outono ainda apresentam características mais parecidas com as de verão. O ar quente e úmido forma nuvens de chuva nas tardes, com distribuição bem irregular e de curta duração.

O cenário climático global indica dissipação do fenômeno El Niño, que predominou durante o verão. Entra em cena La Niña, fenômeno climático que caracteriza o resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial até atingir o ápice na primavera.

Calor da trégua

Tempo abafado até o fim de semana no Paraná. Continua bastante quente, situação que favorece o desenvolvimento de áreas de instabilidade, especialmente a partir das tardes. “A partir do fim de semana as temperaturas ficam mais dentro do normal para a época. As madrugadas ficam até frias para o mês de março. Nos campos de Palmas os termômetros podem ficar abaixo dos 10ºC”, afirma o engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho.

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas