Foto: Gisele Rosso

Embrapa avalia se microrganismos podem reduzir a emissão de metano de bovinos

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Gisele Rosso

Boa parte das pesquisas da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP) tem foco em sistemas sustentáveis ​​de produção, ou seja, buscar obter carne e leite com menor emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) para reduzir o impacto da atividade agropecuária. Em um ano em que as ondas de calor continuam severas, as pessoas tendem a refletir um pouco mais sobre as consequências das alterações do clima. A ciência tem feito a sua parte.

Entre diversos estudos e tecnologias do centro de pesquisa, um deles está disponível a contribuição de bactérias e microrganismos na transferência de metano de bovinos e na eficiência alimentar desses animais por meio da hologenômica, o estudo simultâneo dos genomas do hospedeiro e dos microrganismos.

Coordenado pela pesquisadora Luciana Regitano, o estudo, que envolve instituições do Brasil e do exterior, testou se os componentes do microbioma ruminal e fecal dos animais poderiam ser usados ​​como biomarcadores. Segundo Luciana, os cientistas querem saber se, usando a informação sobre o tipo de microrganismos abrigados pelo animal, é possível melhorar seu perfil de eficiência alimentar e emissão.

 A avaliação já indicou que a abundância de alguns microrganismos é diferente em touros com altas e baixas taxas de emissões. Já no que diz respeito ao consumo alimentar, foram identificadas tanto bactérias associadas à ineficiência alimentar quanto à maior eficiência.

Essa pesquisa, que conta com apoio da FAPESP por meio do Projeto Temático “O hologenoma de Nelore: implicações na qualidade da carne e na eficiência alimentar”, deve ser concluída no final deste ano. Para saber mais, veja um dos trabalhos aqui  .

Hologenômica

Os interessados ​​nesse tema terão a oportunidade de participar de um curso de curta duração Análise de Dados Hologenômicos para Agricultura . O curso ocorre presencialmente de 29 de julho a 09 de agosto de 2024, em São Carlos (SP). As inscrições para seleção de candidatos estão abertas no site do evento até dia 30 de março. Quarenta candidatos, 20 do Brasil e 20 do exterior, serão selecionados e terão custódia total de suas despesas pela FAPESP. Para inscrição, acesse aqui .

A iniciativa propõe uma visão interdisciplinar da hologenômica e de como avaliar e integrar dados de diferentes técnicas econômicas (genômica, metagenômica, epigenômica, transcriptômica, etc.). Além disso, vamos discutir como essas ferramentas podem melhorar o desenvolvimento de novas tecnologias agrícolas.

(Por Gisele Rosso – Embrapa Pecuária Sudeste)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias